terça-feira, 20 de setembro de 2011

DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO OU FUNDAMENTO



De acordo com Libâneo (1994), entre a Pedagogia, a Didática e a Sociedade existem relações de interdependências. Nesse contexto, a função da didática é organizar o processo de ensino-aprendizagem para efetivação da ação educativa.

No desenvolvimento da prática pedagógica, o professor pode se utilizar de diferentes didáticas, levando sempre em consideração alguma teoria que aceita como válida e eficaz para conduzir o processo de ensino-aprendizagem. A didática pode servir como um fundamento da ação educativa ou, apenas, como um instrumento técnico. Logo:

Quando a ação do professor fundamenta-se numa Didática Instrumental, sua prática se dá de forma isolada; sem contextualização; a histórica; desvincula-se da problemática do “para que” e do “porque” ensinar; baseia-se no pressuposto da neutralidade científica e técnica e, reduz-se a apenas a dimensão técnica do processo de ensino-aprendizagem;


Quando a ação do professor apoia-se numa Didática Fundamental, sua prática se dá de forma contextualizada; comprometida com a libertação e com a transformação social; considera a pesquisa e a realidade do aluno; faz-se  uma mediação multidisciplinar, ou seja, leva-se em consideração o aspecto humano, técnico e político-social do processo de ensino-aprendizagem.

2 comentários:

Saimon Lima de Britto disse...

Gostei do post, foi de grande valia para meu seminário. Parabéns! dobicodopapagaio.blogspot.com

Anônimo disse...

Me ajudou muito,gostei

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...