FESTAS JUNINAS: BOM QUE SÓ!
IDENTIFICAÇÃO
Objetivo: Promover
situações de aprendizagens relacionadas ao contexto cultural das Festas
Juninas.
Público Alvo: Ensino
Fundamental – Ciclo de Alfabetização
Componentes curriculares priorizados:
História
Geografia
Matemática
Arte
Língua
Portuguesa
Etapas: 07
Tempo Estimado – 07 dias.
ETAPA 1 – CONHECIMENTO PRÉVIO – O que tem
nas Festas Juninas?
Objetivos de aprendizagem
Definir o que faz parte do contexto das
festas juninas, Identificando costumes e tradições;
Ampliar o repertório linguístico.
Estratégias de Ensino
Questionamentos Orais - Festa Junina: o que as
pessoas fazem, comem, bebem, vestem, dançam,
brincam?
Mural Temático – Festas
Juninas: bom que só! – Selecionar imagens diversas, de diferentes
contextos, expor no quadro e solicitar aos alunos (um a um) que escolha dentre
as imagens aquelas que fazem parte do contexto das festas juninas;
Lista de Palavras – tomando como referência o mural
temático, propor a construção da lista das imagens do mural (individual ou
coletivamente).
Recursos
Imagens diversas, cartolina
peso 40, pinceis atômico, cola, dentre outros.
Avaliação
da Aprendizagem
Expressou-se
bem oralmente sobre o tema?
Selecionou as imagens conforme o contexto?
Escreveu palavras com autonomia? Com ajuda?
Não escreveu? Só transcreveu?
ETAPA 2
– AMPLIANDO CONHECIMENTO – Símbolos Juninos
– Santos, fogueira, balões, caipiras, quadrilhas, comidas.
Objetivos
de aprendizagem
Aprofundar a compreensão
sobre os símbolos juninos
Estratégias
de Ensino
Exposição Dialogada – Tomando
por base o mural temático criado na etapa inicial, realizar uma exposição
dialogada com os alunos sobre símbolos juninos, questionando-os sobre os
mesmos.
Recursos
Mural temático
Avaliação
da Aprendizagem
Foi participativo durante a
exposição?
ETAPA
3 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – Festas Juninas: o que mais gosto?
Objetivos
de aprendizagem
Identificar o que a turma
mais gosta nas festas juninas
Criar tabelas e gráficos
coletivamente.
Estratégias
de Ensino
Pesquisa - Propor
aos alunos a realização de uma pesquisa para identificar o que a turma mais
gosta nas festas juninas;
Criação de Tabela – Solicitar
a cada aluno que expresse sua preferência, elencando os dados numa tabela
previamente elaborada;
Construção de Gráfico - Posteriormente,
fazer o resumo dos dados e construir o gráfico das preferências da turma.
Recursos
Tabela para preenchimento,
cartolina peso 40, pincel atômico, fita adesiva, etc...
Avaliação
da Aprendizagem
Expressou-se bem no contexto
das atividades?
Colaborou efetivamente na
construção da tabela e do gráfico?
ETAPA
4 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – Comidas típicas juninas
Objetivos
de aprendizagem
Conhecer algumas comidas
típicas;
Aprofundar
o entendimento sobre o gênero textual receita, através da prática da elaboração
de comida típica junina.
Estratégias
de Ensino
Questionamentos Orais: Tendo
a cultura do milho como referência, levar alguns alimentos que são feitos com o
milho, como ingrediente principal, tais como: bolo, canjica, pamonha, pipoca. Questionar aos alunos sobre esse alimento: se gostam?
Se já comeram esse tipo de alimento? Se conhecem seus benefícios para
alimentação? Fazer uma breve explanação sobre seus benefícios e as razões pelas
quais é ingrediente típico no preparo de comidas das festas juninas.
Elaboração de Receita - Propor
a produção da receita de pipoca, destacando cada etapa para construção da
mesma: ingredientes, modos de fazer, contextualizando assim o gênero;
Escrita coletiva - Posteriormente,
realizar a produção escrita coletiva da receita da pipoca com os alunos –
relembrando cada passo: ingredientes, modos de fazer, forma de organizar o
gênero e escreve-lo, etc..
Recursos
Milho, óleo, sal, comidas
prontas, lápis, cadernos, dentre outros.
Avaliação
da Aprendizagem
Expressou-se bem no contexto
das atividades?
Ampliou o entendimento
quanto ao gênero textual receita?
ETAPA
5 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – jogos e brincadeiras juninas
Objetivos
de aprendizagem
Vivenciar alguns jogos e
brincadeiras juninas.
Estratégias
de Ensino
Jogos e brincadeiras - Propor aos alunos a vivência
de alguns jogos e brincadeiras típicos do período junino:
Dança da laranja;
Corrida do saco;
Corrida do ovo na colher;
Pescaria, etc...
Recursos
Frutas, sacos, ovos, caixa para pescaria,
dentre outras.
Avaliação
da Aprendizagem
Foi participativo nas vivências propostas?
ETAPA
6 – CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS– Construindo Símbolos Juninos
Objetivos
de aprendizagem
Criar simbologias juninas;
Criar uma coreografia de dança junina.
Estratégias de Ensino
Atividade
em Grupos – Dividir a turma em alguns grupos, para construir
símbolos juninos: bandeirinhas, balões, pinturas de contextos juninos, etc.;
Atividade Coletiva –
Escolher repertório de canções e ensaiar coreografia de dança para apresentação junina da escola.
Materiais
diversos, aparelho de som, CDs, etc.
Recursos
Papeis
diversificados, colas, tesouras, tintas, aparelho de som, CDs, etc.
Avaliação da Aprendizagem
Participou
ativamente das atividades propostas?
ETAPA FINAL – CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS– Contextualizando
as festas juninas
Objetivos
de aprendizagem
Vivenciar as tradições juninas
Estratégias de Ensino
Evento:
“Festas Juninas: bom que só!”
Apresentação
de danças juninas;
Brincadeiras tipicas;
Lanche
coletivo
Recursos
Aparelho de som, CDs,
comidas, materiais diversificados para as brincadeiras, entre outros.
Avaliação
da Aprendizagem
Participou ativamente das
atividades do evento?
Nenhum comentário:
Postar um comentário