sábado, 10 de setembro de 2011

A TRADIÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES



Em linhas gerais, a tradição pedagógica do ensino dos conteúdos em todos os campos disciplinares, durante muito tempo, ocorreu de forma unilateral, onde a atividade de ensinar centrava-se apenas no professor que expõe e interpreta o conteúdo. O conteúdo, por sua vez, era tratado isoladamente, isto é, desvinculado dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade.

No tocante ao ensino de Língua Portuguesa, a tradição pedagógica centrava-se na preocupação excessiva com os aspectos gramaticais da língua, esquecendo-se dos demais elementos da linguagem. O ensino voltava-se somente para o desenvolvimento da linguagem escrita, sendo a linguagem oral um elemento de pouca ou nenhuma relevância.

Em relação ao ensino da Matemática, a tradição era de que a matemática a ser ensinada era aquela concebida como lógica, compreendida a partir das estruturas de linguagem matemática. O ensino tinha uma preocupação excessiva com abstrações internas à própria matemática, voltando-se mais à teoria do que a prática.

No que se refere ao ensino de Ciências, aos professores cabia a transmissão de conhecimentos acumulados pela humanidade, por meio de aula expositiva, e aos alunos, a absorção das informações. Não se questionava a verdade científica.

Quanto ao ensino de História, a tradição pedagógica permanecia distante dos interesses do aluno, os professores trabalhavam presos a fórmulas prontas do discurso dos livros didáticos ou relegados a práticas esporádicas determinadas pelo calendário cívico.

Hoje, sabe-se, que o ensino dos conteúdos disciplinares deve ser conduzido pelo professor numa perspectiva de construção do conhecimento e, não apenas, na perspectiva da transmissão do saber. Contudo, conforme Libâneo (1994, p.65):

A didática tradicional tem resistido ao tempo, continua prevalecendo na prática escolar. É comum nas escolas atribuir-se ao ensino a tarefa de mera transmissão de conhecimento, sobrecarregar o aluno de conhecimentos que são decorados sem questionamentos, dar somente exercícios repetitivos, impor externamente a disciplina e usar castigos.

Diante de tais considerações, podemos dizer que essa tradição pedagógica do ensino dos conteúdos disciplinares, não proporciona uma aprendizagem significativa para o aluno, tendo em vista não mobilizar sua atividade mental e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Na perspectiva tradicional, o aluno é, apenas, um recebedor do conteúdo, possuindo a tarefa de decorá-lo.

No entanto, o contexto atual sugere uma mudança de postura do educador frente ao ensino. Proporcionar uma aprendizagem significativa ao aluno, dando aos conteúdos disciplinares uma dimensão crítico-social, constitui-se hoje, numa competência que o educador deverá desenvolver em sua prática pedagógica.


Referencia:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática- São Paulo: Cortez, 1994. (coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).

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