O conjunto de temas ou assuntos estudados durante um ciclo ou seriação constitui-se nos chamados conteúdos disciplinares. Tais assuntos devem ser selecionados e organizados a partir da definição de objetivos. Assim, os diferentes temas são meios para que o aluno atinja os objetivos estabelecidos para cada campo disciplinar.
A seleção e organização dos conteúdos que serão trabalhados com os alunos é um item muito importante no planejamento disciplinar, devendo atender aos interesses dos alunos, auxiliando-os a desenvolver as capacidades que lhes permitam à aprovação de bens sociais, culturais e econômicos, e passe a usufruir desses bens em sua prática cotidiana.
Ao tratar dos conteúdos disciplinares como meio para a aquisição desses bens os PCN (1997, p.75) asseguram:
...Para que a aprendizagem possa ser significativa é preciso que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados, e que para aprender o significado de um objeto ou acontecimento é preciso vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos, é possível dizer que a ideia de conhecer assemelha-se a tecer uma teia. ...
Nesse sentido, podemos pontuar que o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos disciplinares deve ser encaminhado para a perspectiva de busca de significações, do estabelecimento de elos e ligações entre os objetos de estudo. Trilhar por esse caminho, no entanto, ainda requer uma mudança de postura de uma grande parte dos educadores.
Referência:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- Brasília MEC/SEF, 1997/1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário