sábado, 3 de setembro de 2011

FALANDO DA AUTOESTIMA...




A autoestima é a capacidade que o indivíduo possui em lidar com os desafios da vida e da realização pessoal de maneira positiva e confiante. Seu fundamento filosófico é o pensamento positivo, pois aquilo que uma pessoa acredita e diz a si mesma, reflete, diretamente, naquilo que pensa e faz.

Desse modo, para que um indivíduo alcance uma autoestima saudável é necessário que o mesmo tenha o senso da autoconfiança e do autorrespeito, que significam pensar e entender os fatos da sua realidade e assumir uma postura afirmativa diante de seus pensamentos, desejos e sentimentos.

A autoestima é produto de várias atitudes geradas internamente, entre elas: autoaceitação, responsabilidade e integridade pessoal, viver conscientemente e ter um propósito na vida.

Existem algumas características que são típicas em indivíduos com autoestima elevada: tem mente criativa que busca de soluções; é capaz de comunicar-se abertamente; confia em si e na sua capacidade de enfrentar desafios; não julga pessoas, mas seus comportamentos e é flexível.

A flexibilidade pode ser apontada como uma das características mais importantes nos indivíduos com autoestima elevada, pois em um processo de mudanças a flexibilidade lhe dará segurança para lidar com o novo e o desconhecido. 

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...