sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PROJETO FOLCLORE

Esse Projeto elaborei e desenvolvi em 2009, numa turma de Nível V da Educação Infantil, da Escola Municipal Marinheiro Saldanha e foi bem legal!




1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA

Temática - Folclore brasileiro: conhecer, vivenciar e valorizar nossa cultura

Nível de Ensino - Educação Infantil - Nível V

Áreas envolvidas - Cultura, Linguagem, Matemática, Artes e Movimento 

Período de Execução - 05 dias


2. JUSTIFICATIVA


Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.

Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a escola ao proporcionar ao aluno o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e ou divulgador da cultura popular, o que vem contribuir para o fortalecimento da nossa memória cultural.

Nessa perspectiva, realizar um trabalho sobre algumas manifestações culturais brasileiras, fundamentalmente, justifica-se pela busca da valorização das nossas tradições e pêlo desejo de que elas permaneçam no imaginário popular por muitas gerações.


3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral: Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro;

3.2 Objetivos Específicos:

Valorizar os textos folclóricos considerando-os como patrimônio que merece ser preservado;

Utilizar a leitura e a escrita, explorando a riqueza dos textos do nosso folclore;

Trabalhar com a escrita numérica e resolução de problemas;

Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas e brincadeiras;

Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão artística, tais como: a música, a dança, o desenho e a pintura.


4. CONTEÚDOS


O que é Folclore?

Parlendas;

Trava-línguas;

Adivinhas;

Cantigas de roda;

Brincadeiras tradicionais;

Lendas: Saci-pererê, Curupira, Iara e Lobisomem;


5.  METODOLOGIAS


Roda de conversas;

Roda de histórias;

Leitura e Interpretação oral e/ou escrita de textos;

Escrita de letras, palavras e números;

Resolução de problemas;

Leitura de imagens;

Dramatização;

Músicas;

Dança;

Pintura;

Desenho;

Brincadeiras.


6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


1º DIA

TEMAS: O QUE É FOLCLORE? O QUE SÃO PARLENDAS?

1º momento

Roda de conversas sobre o que é folclore?

Breve relato sobre o que são Parlendas;

Exploração de cartaz com a parlenda do Macaco (macaco foi à feira...);

Atividade na folha: interpretação da parlenda oralmente e por escrito.


2º momento

Exploração de cartaz com a parlenda dos Números (um, dois, feijão com arroz...);

Ler a parlenda sem falar os Números; ler mostrando os números com os dedos;

Atividade na folha: trocar o número pela palavra e completar a parlenda;

Extraclasse: completar a parlenda: cadê o toucinho? (substituindo desenhos por palavras).

2º DIA  

TEMAS: TRAVA- LÍNGUAS E LENDAS

1º momento

Relato sobre trava-línguas;

Exploração de cartaz com a música, trava-línguas, de Patati e Patatá;

Brincar de repetir trava-línguas (recompensa para os que conseguirem repetir corretamente);

Atividade na folha: ler e completar os trava-línguas substituindo os desenhos por palavras.

2º momento

Explanação sobre lendas do folclore brasileiro;

Questionamentos sobre o conhecimento de alguns personagens do nosso folclore;

Roda de historia: com a leitura e interpretação oral da lenda da Iara;

Atividade na folha: pintura da Iara com lápis de cor e colagem de elementos da natureza em volta da Iara;

Extraclasse: completar o trava-língua substituindo desenhos por palavras.   


3º DIA

TEMAS DO DIA: ADIVINHAS E LENDAS

1º momento

Relato sobre adivinhas;

Brincar de O que é? O que é? (recompensa para quem responder corretamente);

Atividade na folha: ligar cada adivinha à figura que é sua resposta; escrever a primeira letra de cada resposta (explorando as vogais).

2º momento

Roda de história: com leitura e interpretação oral da Lenda do Curupira;

Discutir sobre a necessidade de preservar as matas e os animais;

Atividade na folha: responder uma adivinha sobre o Curupira e colorir a representação de sua imagem;

Extraclasse: responder adivinhas desenhando as resposta.


4º DIA

TEMA DO DIA: LENDAS

1º momento

Roda de história: com leitura e exploração oral sobre a lenda do Lobisomem;

Atividade na folha: fazer uma leitura de imagem para encontrar o lobisomem, escrever em cada círculo a letra inicial dos nomes dos desenhos que aparecem na imagem; escrever o nome de cada figura e colorir a cena;

2º momento

Roda de história: com leitura e exploração oral da lenda do Saci-Pererê;

Atividade na folha: leitura de imagem para encontrar os materiais escolares que o Saci escondeu no sítio;

Atividade na folha: colorir o Saci pererê;

Brincar de corrida do Saci: pular de uma perna só até o local marcado (recompensa aos vencedores).

Extraclasse: escrever os nomes de dois personagens do folclore.

5º DIA

TEMAS DO DIA: CANTIGAS DE RODA E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

1º momento

Fazer uma explanação sobre Cantigas de Roda;

Convidar os alunos a formar uma grande roda para cantar e dançar algumas cantigas de roda que eles conhecem: Caranguejo, Boi da cara preta, Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha;

Cantar para os alunos a cantiga de roda: A linda Rosa juvenil;

Cantar com os alunos a canção;

Caracterizar as crianças e propor uma dramatização com os personagens da cantiga (Rosa, Bruxa, Mato, Tempo e Rei);

Apresentar a dramatização no pátio, para as demais turmas da escola e fotografar a apresentação.  

2º momento

Questionar os alunos em relação as suas brincadeiras favoritas;

Fazer um relato sobre alguns brinquedos e brincadeiras que existe já a muitas gerações (pião, peteca, ioiô, corda, boneca, entre outras);

Atividade na folha: ler para e com os alunos versinhos sobre alguns tipos de brincadeiras e pedir para que eles destaquem na atividade a suas brincadeiras favoritas;

Brincar com os alunos várias brincadeiras: Pula corda, Amarelinha, Corrida do saco, Passa corda, Dança da cadeira, entre outras;

Coletar as impressões dos alunos sobre a temática e as atividades desenvolvidas na semana;


7. RECURSOS

Papéis diversificados;

Impressora;

Lápis de cor;

Cartazes;

Cola;

Tesoura;

Textos folclóricos;

Lápis hidrocor;

Cordas;

Sacos plásticos;

Pirulitos e balas;

Microfone;

Caixa de som;

Aparelho de som;

CDs, entre outros.


8. AVALIAÇÃO


Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas;

Coletar as impressões dos alunos sobre a temática estudada e registrá-las num pequeno relatório;

Registrar as atividades desenvolvidas em fotografias. .


9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PARREIRA, Glaucia. Alfabetização Lúdica – Folclore. Vol. 4. Ciranda Cultural.

Obervação: a maioria das atividades desenvolvidas (na folha) pode ser encontrada na bibliografia de referência acima.

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