Esse Projeto elaborei e desenvolvi em 2009, numa turma de Nível V da Educação Infantil, da Escola Municipal Marinheiro Saldanha e foi bem legal!
1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA
Temática - Folclore brasileiro: conhecer, vivenciar e valorizar nossa cultura
Nível de Ensino - Educação Infantil - Nível V
Áreas envolvidas - Cultura, Linguagem, Matemática, Artes e Movimento
Período de Execução - 05 dias
2. JUSTIFICATIVA
Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.
Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a escola ao proporcionar ao aluno o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e ou divulgador da cultura popular, o que vem contribuir para o fortalecimento da nossa memória cultural.
Nessa perspectiva, realizar um trabalho sobre algumas manifestações culturais brasileiras, fundamentalmente, justifica-se pela busca da valorização das nossas tradições e pêlo desejo de que elas permaneçam no imaginário popular por muitas gerações.
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral: Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro;
3.2 Objetivos Específicos:
Valorizar os textos folclóricos considerando-os como patrimônio que merece ser preservado;
Utilizar a leitura e a escrita, explorando a riqueza dos textos do nosso folclore;
Trabalhar com a escrita numérica e resolução de problemas;
Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas e brincadeiras;
Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão artística, tais como: a música, a dança, o desenho e a pintura.
4. CONTEÚDOS
O que é Folclore?
Parlendas;
Trava-línguas;
Adivinhas;
Cantigas de roda;
Brincadeiras tradicionais;
Lendas: Saci-pererê, Curupira, Iara e Lobisomem;
5. METODOLOGIAS
Roda de conversas;
Roda de histórias;
Leitura e Interpretação oral e/ou escrita de textos;
Escrita de letras, palavras e números;
Resolução de problemas;
Leitura de imagens;
Dramatização;
Músicas;
Dança;
Pintura;
Desenho;
Brincadeiras.
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1º DIA
TEMAS: O QUE É FOLCLORE? O QUE SÃO PARLENDAS?
1º momento
Roda de conversas sobre o que é folclore?
Breve relato sobre o que são Parlendas;
Exploração de cartaz com a parlenda do Macaco (macaco foi à feira...);
Atividade na folha: interpretação da parlenda oralmente e por escrito.
2º momento
Exploração de cartaz com a parlenda dos Números (um, dois, feijão com arroz...);
Ler a parlenda sem falar os Números; ler mostrando os números com os dedos;
Atividade na folha: trocar o número pela palavra e completar a parlenda;
Extraclasse: completar a parlenda: cadê o toucinho? (substituindo desenhos por palavras).
2º DIA
TEMAS: TRAVA- LÍNGUAS E LENDAS
1º momento
Relato sobre trava-línguas;
Exploração de cartaz com a música, trava-línguas, de Patati e Patatá;
Brincar de repetir trava-línguas (recompensa para os que conseguirem repetir corretamente);
Atividade na folha: ler e completar os trava-línguas substituindo os desenhos por palavras.
2º momento
Explanação sobre lendas do folclore brasileiro;
Questionamentos sobre o conhecimento de alguns personagens do nosso folclore;
Roda de historia: com a leitura e interpretação oral da lenda da Iara;
Atividade na folha: pintura da Iara com lápis de cor e colagem de elementos da natureza em volta da Iara;
Extraclasse: completar o trava-língua substituindo desenhos por palavras.
3º DIA
TEMAS DO DIA: ADIVINHAS E LENDAS
1º momento
Relato sobre adivinhas;
Brincar de O que é? O que é? (recompensa para quem responder corretamente);
Atividade na folha: ligar cada adivinha à figura que é sua resposta; escrever a primeira letra de cada resposta (explorando as vogais).
2º momento
Roda de história: com leitura e interpretação oral da Lenda do Curupira;
Discutir sobre a necessidade de preservar as matas e os animais;
Atividade na folha: responder uma adivinha sobre o Curupira e colorir a representação de sua imagem;
Extraclasse: responder adivinhas desenhando as resposta.
4º DIA
TEMA DO DIA: LENDAS
1º momento
Roda de história: com leitura e exploração oral sobre a lenda do Lobisomem;
Atividade na folha: fazer uma leitura de imagem para encontrar o lobisomem, escrever em cada círculo a letra inicial dos nomes dos desenhos que aparecem na imagem; escrever o nome de cada figura e colorir a cena;
2º momento
Roda de história: com leitura e exploração oral da lenda do Saci-Pererê;
Atividade na folha: leitura de imagem para encontrar os materiais escolares que o Saci escondeu no sítio;
Atividade na folha: colorir o Saci pererê;
Brincar de corrida do Saci: pular de uma perna só até o local marcado (recompensa aos vencedores).
Extraclasse: escrever os nomes de dois personagens do folclore.
5º DIA
TEMAS DO DIA: CANTIGAS DE RODA E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
1º momento
Fazer uma explanação sobre Cantigas de Roda;
Convidar os alunos a formar uma grande roda para cantar e dançar algumas cantigas de roda que eles conhecem: Caranguejo, Boi da cara preta, Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha;
Cantar para os alunos a cantiga de roda: A linda Rosa juvenil;
Cantar com os alunos a canção;
Caracterizar as crianças e propor uma dramatização com os personagens da cantiga (Rosa, Bruxa, Mato, Tempo e Rei);
Apresentar a dramatização no pátio, para as demais turmas da escola e fotografar a apresentação.
2º momento
Questionar os alunos em relação as suas brincadeiras favoritas;
Fazer um relato sobre alguns brinquedos e brincadeiras que existe já a muitas gerações (pião, peteca, ioiô, corda, boneca, entre outras);
Atividade na folha: ler para e com os alunos versinhos sobre alguns tipos de brincadeiras e pedir para que eles destaquem na atividade a suas brincadeiras favoritas;
Brincar com os alunos várias brincadeiras: Pula corda, Amarelinha, Corrida do saco, Passa corda, Dança da cadeira, entre outras;
Coletar as impressões dos alunos sobre a temática e as atividades desenvolvidas na semana;
7. RECURSOS
Papéis diversificados;
Impressora;
Lápis de cor;
Cartazes;
Cola;
Tesoura;
Textos folclóricos;
Lápis hidrocor;
Cordas;
Sacos plásticos;
Pirulitos e balas;
Microfone;
Caixa de som;
Aparelho de som;
CDs, entre outros.
8. AVALIAÇÃO
Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas;
Coletar as impressões dos alunos sobre a temática estudada e registrá-las num pequeno relatório;
Registrar as atividades desenvolvidas em fotografias. .
9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PARREIRA, Glaucia. Alfabetização Lúdica – Folclore. Vol. 4. Ciranda Cultural.
Obervação: a maioria das atividades desenvolvidas (na folha) pode ser encontrada na bibliografia de referência acima.
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