terça-feira, 13 de setembro de 2011

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL - PERSPECTIVAS LIBERAIS


Segundo Libâneo (1994), os autores em geral, concordam em classificar as tendências pedagógicas em dois grupos:

1. Tendências de cunho Liberal: Pedagogia Tradicional; Pedagogia Renovada e Pedagogia Tecnicista;
2. Tendências de cunho Progressista: Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-social dos conteúdos.

Vejamos, então, em linhas gerais, em que consistem as Tendências de cunho Liberal na compreensão de Libâneo (1994).

Pedagogia Tradicional- surgiu com a intenção, de através dos seus métodos, transmitir a cultura, a formação do raciocínio, o treino da mente e da vontade. No entanto, pelo fato da didática ter sido abordada como disciplina normativa, a atividade de ensinar na perspectiva tradicional transformou o educador em figura central.

Nessa perspectiva, o educador expõe e interpreta a matéria, utilizando principalmente a exposição oral para o atingimento de suas metas. O aluno por sua vez é recebedor da matéria e sua tarefa principal é decorá-la. O ensino é tratado de forma isolada, ou seja, desvinculado dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade e da vida. Dessa forma, a aprendizagem, torna-se receptiva, automática, não mobilizada a atividade mental do aluno e não contribui de forma significativa para o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, visto que enfatiza basicamente as práticas de memorização dos conteúdos em estudo.

Pedagogia Renovada- Surgiu em contraposição à Pedagogia Tradicional, fundamentando seus preceitos de acordo com as concepções de várias correntes, entre elas, a progressivista, a culturalista, a piagetiana, e outras.

Nesse enfoque, a didática é concebida como direcionadora da aprendizagem, considerando o aluno como sujeito da aprendizagem; o papel do professor é colocar o aluno em condições de buscar por si mesmo conhecimento e experiências. Assim, o centro da atividade escolar não é o professor nem a matéria, mas sim, o aluno, ou seja, é através da iniciativa do professor em buscar meios para organizar as situações de aprendizagem, adequando-os às capacidades características individuais dos alunos que se fundamenta o ensino. Nessa abordagem a didática dá mais importância aos conhecimentos sistematizados e valoriza de forma significativa o processo de aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos.

Pedagogia Tecnicista- Embora o tecnicismo educacional não seja considerado uma tendência pedagógica em si, tendo em vista que de certa forma encontra-se no leque da pedagogia renovada, ela desenvolveu-se no Brasil a partir da década de 50, em virtude do desenvolvimento industrial, ganhou autonomia nos anos 60, quando se constituiu especificamente como tendência inspirada na Teoria Behaviorista da Aprendizagem e na abordagem sistêmica de ensino. Essa orientação acabou sendo imposta as escolas pelos organismos oficiais ao longo de algumas décadas, por ser de acordo com a necessidade econômica, política e ideológica do regime militar então vigente.

Nessa perspectiva, a didática é concebida com instrumento voltado para a racionalização do ensino, do uso de meios e técnicas mais eficazes de direcionamento da aprendizagem e o sistema de instrução se compõe das seguintes etapas: especificações de objetivos instrucionais operacionalizados; avaliação previa dos alunos para estabelecer pré-requisitos para alcançar os objetivos; avaliação dos alunos relativa ao que se propôs nos objetivos iniciais. O professor é um administrador e executor do planejamento; o meio de previsão das ações a serem executadas e dos meios necessários para se atingir os objetivos.


Referência:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2º grau- Série formação do professor)





Um comentário:

Driblando as Drogas disse...

conhecimento ser um professor como deve ser dedicado a enfrentar obstáculos usando sua técnicas de formação mas principalmente sua força de vontade e sua determinação para alcançar uma meta positiva para um aprendizado com exito do qual o seu aluno colhera frutos que vão lhe fazer desfrutar do conhecimento e plantar novas sementes seja em qual seja sua atuação para a vida.

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