domingo, 4 de setembro de 2011

O PROJETO EDUCATIVO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL





No contexto atual, muito se fala a respeito de projetos educativos para a educação infantil e percebe-se que há uma preocupação em unir atividades pedagógicas com os cuidados que as crianças de 0 a 05 anos necessitam. Grande parte das instituições de educação infantil volta-se ao educar-cuidar e tem buscado valorizar cada criança na sua especificidade, observando a necessidade de envolver os aspectos lúdicos em todo esse processo.

Vale salientar que cada instituição de educação infantil deve ter seu próprio projeto educativo, pois cada instituição possui suas especificidades, cabendo a toda a comunidade escolar (gestores, professores, alunos, famílias e demais funcionários) atuar de forma ativa em todas as decisões, procurando a melhor forma de melhorar a qualidade da educação oferecida na instituição. A esse respeito os RCNEI (1998, p.67) pontuam:

Elaborar e implantar um projeto educativo requer das equipes de profissionais das instituições um grande esforço conjunto. A direção da instituição tem um papel chave neste processo quando auxilia a criação de um clima democrático e pluralista. Deve incentivar e acolher participações de todos de modo a possibilitar um projeto que contemple a explicitação das divergências e das expectativas de crianças, pais, docente e comunidades.

Além da crescente participação coletiva em relação aos projetos educativos, nota-se que a diversidade cultural existente no Brasil está sendo levada em conta no momento da elaboração das propostas curriculares para as instituições destinadas a esse nível de ensino. O que pode ser apontado como um ponto positivo, uma vez que contribui para uma melhor compreensão da realidade vivida por cada aluno. Sobre essa questão os RCNEI (1998, p.65), reforçam:

A valorização e incorporação desta cultura no currículo das instituições é fonte valiosa para a intervenção pedagógica [...] o conhecimento das questões específicas de cada região, sejam elas de ordens econômicas, sociais ou ambientais permite a elaboração de propostas curriculares mais significativas.

Diante do exposto, percebe-se que para fazermos um projeto educativo de qualidade para a educação infantil, precisamos propor o desenvolvimento de um trabalho pedagógico atento as reais condições de vida da clientela, visando o desenvolvimento integral das capacidades dos alunos, levando-se em conta a cultura regional.


Referencia:
BRASIL. Referencial curricular para educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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