A complexidade do quadro educacional atual aponta como objetivos educacionais urgentes, a formação integral do aluno e a melhoria na qualidade da educação. Novos desafios surgem quase que cotidianamente no contexto escolar, o que requer constantes reflexões, sobretudo, acerca do papel do Supervisor Escolar em todo esse processo.
Historicamente, o trabalho do supervisor esteve ligado ao controle, à inspeção ou ao repasse de técnicas aos professores. Contudo, no contexto atual, o Supervisor tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, devendo ser um constante pesquisador e articulador de todas as esferas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem, de modo a assegurar a qualidade na educação.
Nesse sentido, uma supervisão escolar eficiente será àquela comprometida com o trabalho institucional coletivo. Desse modo, em linhas gerais, um bom supervisor deve apresentar em seu perfil, características como: organização, dinamismo e comprometimento em seu trabalho; boas relações interpessoais; bom suporte teórico-metodológico, para acompanhar eficazmente à prática pedagógica institucional; disponibilidade para ouvir os anseios e angustias da sua equipe de trabalho e do alunado de forma geral; conhecimento acerca da administração escolar, entre outras.
Quanto ao seu papel político, ele é responsável em promover a leitura de sociedade e de mundo. Dessa forma, sua prática deve contribuir para a atuação e responsabilidade de toda a comunidade educativa, tanto em relação à construção de conhecimentos, quanto na busca da transformação da realidade social.
No que diz respeito ao seu papel pedagógico, ele é encarregado de oferecer assessoramento teórico-metodológico a professores e diante dos problemas educacionais cotidianos, oportunizar momentos de reflexões teórico-prática, articulando e coordenando discussões relacionadas ao ensino-aprendizagem, filosofia e política da escola, dentre outras.
No que se refere ao seu papel de liderança, ele é responsável por conduzir os professores em seu caminhar pedagógico. Assim, deve apresentar inovação, organização, ousadia, criatividade, saber técnico e compromisso, de forma a atender as expectativas de sua equipe de trabalho.
Diante do exposto, vê-se que o papel do supervisor escolar é de fundamental importância na instituição educativa, ao passo que oportuniza a formação, integração e o fortalecimento de diferentes segmentos que fazem à escola, articulando seu projeto educativo.
Nessa perspectiva, pensamos que a escola como espaço social que se encarrega de formar integralmente cidadãos agentes de transformação social, só poderá apresentar uma boa qualidade na educação se houver uma harmoniosa articulação de objetivos entre todos os segmentos que compõem a escola. Nesse sentido, uma ação supervisora que busque a integração e tenha um olhar atento e diferenciado diante da realidade institucional, será capaz de atender expectativas e desafios educacionais.
Articular a garantia de qualidade na educação. Eis aí, o verdadeiro papel do Supervisor Escolar.
Referências:
FERREIRA (in: http:://WWW.webartigos.com.artickles/2377/2 Supervisatildeo-Escola-Novos-Desafios. Acesso em 05/07/2010).
PINZAN; MACCARNI, 2003. Referenciais da REME,2008.
3 comentários:
Gostei muito de sua argumentação em relação ao contexto, por isso divulguei em meu blog para que outras pessoas pudessem lê-lo e obter mais conhecimento a respeito. Valeu...
Gostei muito de sua argumentação em relação ao contexto, por isso divulguei em meu blog para que outras pessoas pudessem lê-lo e obter mais conhecimento a respeito. Valeu...
Texto muito bom, me ajudou e muito para a construção do meu projeto!!!
Postar um comentário