domingo, 17 de julho de 2011

CONDIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM





Em síntese, poderíamos dizer que existem condições externas e internas para a aprendizagem.

As condições externas correspondem aos estímulos que são oferecidos ao sujeito para que ele venha a aprender algo. Já as condições internas se relacionam diretamente aos aspectos orgânicos, cognitivos e comportamentais do sujeito para a aprendizagem. A combinação de ambas as condições é que irá definir o processo de aprendizagem de cada indivíduo.

Por sua vez, as condições internas para a aprendizagem fazem referência a três planos que podem ser assim descritos:

O primeiro plano corresponde à estruturação neurofisiológica ou orgânica do indivíduo;

O segundo plano refere-se à condição cognitiva da aprendizagem do sujeito, ou seja, a verificação da presença de estruturas capazes de organizar os estímulos do conhecimento;

O terceiro plano está ligado à dinâmica do comportamento do indivíduo. Desse modo, seria a análise daquilo que o sujeito vem tendo como estímulo, observando se os mesmos vêm servindo para conservar ou alterar o seu comportamento.

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...