Em síntese, poderíamos dizer que existem condições externas e internas para a aprendizagem.
As condições externas correspondem aos estímulos que são oferecidos ao sujeito para que ele venha a aprender algo. Já as condições internas se relacionam diretamente aos aspectos orgânicos, cognitivos e comportamentais do sujeito para a aprendizagem. A combinação de ambas as condições é que irá definir o processo de aprendizagem de cada indivíduo.
Por sua vez, as condições internas para a aprendizagem fazem referência a três planos que podem ser assim descritos:
O primeiro plano corresponde à estruturação neurofisiológica ou orgânica do indivíduo;
O segundo plano refere-se à condição cognitiva da aprendizagem do sujeito, ou seja, a verificação da presença de estruturas capazes de organizar os estímulos do conhecimento;
O terceiro plano está ligado à dinâmica do comportamento do indivíduo. Desse modo, seria a análise daquilo que o sujeito vem tendo como estímulo, observando se os mesmos vêm servindo para conservar ou alterar o seu comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário