Uma prática escolar interdisciplinar requer algumas tomadas de posições e de atitudes tanto por parte da escola quando dos educadores, de modo a promover a efetiva transformação no ensino e no currículo. Andrade (1995) destaca alguns pontos necessários para essa transformação:
· A valorização do trabalho de parceria, estabelecendo pontos de contato entre as diversas disciplinas e atividades do currículo;
· O desenvolvimento de atitudes de busca, de pesquisa, transformação, construção, investigação e descoberta;
· A definição de uma base teórica única para nortear o trabalho escolar;
· O resgate do sentido humano e significativo da interdisciplinaridade;
· Historicizar e contextualizar os conteúdos disciplinares;
· Trabalhar com a Pedagogia de Projetos, entre outros.
Esses procedimentos são realmente de grande relevância na busca de práticas interdisciplinares, tendo em vista ampliar o eixo interdisciplinar, para os objetivos da escola e para as posturas que deverão ser adotadas pelos educadores, para perceberem-se interdisciplinares.
Referência:
ANDRADE, Rosa maria Calaes de. Interdisciplinaridade: um novo paradigma curricular. Dois pontos- Verão 1994/1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário