segunda-feira, 8 de agosto de 2011

XI SEMANA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA DE JARDIM DE PIRANHAS





TEMA: INCLUSÃO DIGITAL – UM IMPORTANTE AVANÇO NA EDUCAÇÃO DE JARDIM DE PIRANHAS/RN

PERÍODO: 08 a 13 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO

Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.
Incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida.
Muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná–las a usar Windows e pacotes de escritório...
É preciso ensiná–las a utilizá–los em benefício próprio e coletivo.


PROGRAMAÇÃO:

SEGUNDA-FEIRA - 08/08/2011
5h
Alvorada com a Banda Filarmônica José Raimundo Cavalcanti
16h
Abertura da XI Semana Municipal dos Direitos Humanos e da Cidadania na Escola Mul. Evanildo Mariano dos Santos

Execução do Hino Nacional

Apresentação da Banda Filarmônica José Raimundo Cavalcanti

Apresentação Cultural – Peça Teatral: Os impactos das novas tecnologias de informação e comunicação no mundo contemporâneo
Visita à sala de Recursos Multifuncionais e ao laboratório de Informática da escola.

TERÇA-FEIRA –09/08/2011
 Atividades nas escolas

QUARTA-FEIRA – 10/08/2010
 Atividades nas escolas

QUINTA-FEIRA – 11/08/2010
 Atividades nas escolas

SEXTA-FEIRA – 12/08/2010
 Atividades nas escolas

SÁBADO – 13/08/2010
Curso de Formação de Gestores e Educadores
Encerramento da XI Semana Municipal  dos Direitos Humanos e da Cidadania


REFLEXÃO
As tecnologias há algum tempo, fazem parte da realidade educacional, porém, não tão desenvolvidas como se apresentam. Na atualidade, estão sendo introduzidas cada vez mais tecnologias sofisticadas para melhorar e qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Essa nova realidade, que se instala, conduz a constantes questionamentos sobre o uso da informática no contexto educacional como um recurso pedagógico. Será que ela está sendo acompanhada por uma reflexão pedagógica comprometida com a construção do conhecimento? O quanto ela está sendo utilizada como meio e base de apoio para a inclusão social? A tecnologia, por si só, é apenas uma ferramenta que reproduz as concepções de quem está utilizando. A instalação de computadores, nas escolas, é uma das alternativas que se mostraram mundialmente eficientes nos países em desenvolvimento, desde que haja funcionalidade.



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