quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SÍNTESE HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO: AS IDEIAS DE CELESTIN FREINET




O pedagogo francês, Celestin Freinet (1896-1966), se inscreve historicamente entre os educadores identificados com a corrente da Escola Nova, que nas primeiras décadas do século 20, se insurgiu contra o ensino tradicionalista, centrado no professor e na cultura enciclopédica, propondo em seu lugar uma educação ativa em torno do aluno. Suas ideias são fruto de ideário dos escolanovistas e de uma visão marxista e popular em torno do processo de ensino-aprendizagem.

Na teoria desse educador, o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano. Ele foi o criador da pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo da final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.

Segundo Freinet, um dos deveres do professor é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho. Também entendia ser dever do professor colaborar ao máximo para o êxito de todos os seus alunos.

Ao lado da pedagogia do trabalho e da pedagogia do êxito, Freinet propôs, a pedagogia do bom senso, na qual enfatiza que a aprendizagem resulta de uma relação dialética entre ação e pensamento, ou teoria e prática. Entende que o professor se pauta por uma atitude orientada tanto pela psicologia quanto pela pedagogia – assim, o histórico pessoal do aluno interage com os conhecimentos novos e essa relação constrói seu futuro na sociedade.


Síntese extraída da Revista Nova Escola. Compilação dos volumes 1 e 2 dos grandes pensadores. Ed. Especial, nº 25. Editora Abril. Julho 2009.

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