sábado, 20 de agosto de 2011

ATIVIDADES DA PRÁTICA DOCENTE


A prática docente se constitui no processo de ensino-aprendizagem e ao  professor compete desenvolver, basicamente, as seguintes atividades: planejamento, execução e avaliação.

No que diz respeito ao planejamento, pode-se dizer que o mesmo não se refere ao ato de preencher formulários, mas sim um ato de decisão. Embora essa decisão necessite ser registrada. Ele deve ser precedido de um projeto político pedagógico e de um projeto curricular, visto que o projeto político pedagógico é quem define os objetivos políticos das ações a serem seguidas pelo docente e, o projeto curricular, dimensiona os conteúdos socioculturais transmitidos e assimilados pelos alunos de forma a atingir os objetivos que se tenha estabelecido.

No que se refere à atividade de execução, seria traduzir em prática cotidiana os princípios filosóficos e políticos estabelecidos, por meio da transmissão e assimilação ativa dos conteúdos escolares, chegando aos resultados esperados do que foi planejado.

Quanto à avaliação, se pode inferir que ela serve de instrumento de verificação dos resultados obtidos do que foi planejado e fundamenta decisões que devem ser tomadas para que os resultados sejam construídos. Podemos dizer, que a avaliação da aprendizagem é um mecanismo que subsidia o planejamento e a execução, auxiliando na melhoria dos resultados.

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...