domingo, 7 de agosto de 2011

A GERAÇÃO DIGITAL



A Revista Pátio Educação infantil em sua última edição, vem trazendo um artigo bastante interessante sobre a educação na era digital, uma adaptação do capítulo 2 do livro Homo Zappiens: educando na era digital, de Wim Veen e Bem Wrakking (Artimed, 2009).

Conforme o Artigo, a geração que nasceu do final da década de 1980 em diante tem muitos apelidos, tais como “geração da rede”, “geração digital”, “geração instantânea” e “geração ciber”. Todas essas denominações referem-se a características específicas de seu ambiente ou comportamento.

Essa geração cresceu em uma era digital e sendo os primeiros seres digitais, eles cresceram em um mundo onde a informação e a comunicação estão disponíveis a quase todas as pessoas e podem ser usadas ativamente.

As crianças hoje passam horas assistindo televisão, jogando no computador e conversando nas salas de bate-papo. Ao fazê-lo, processam quantidades enormes de informações por meio de uma grande variedade de tecnologias e meios. Sendo os três aparelhos de grande importância: o controle remoto da televisão, o mouse do computador e o telefone celular.

Todos esses recursos mencionados tem algo crucial em comum: fornecem ao usuário o controle de uma ampla variedade de fluxos de informação e comunicação, ou seja, qualquer usuário pode, a qualquer momento, ativar, mudar ou interromper esses recursos simplesmente apertando um botão. Tais recursos não só capacitam o usuário a controlar o fluxo de informação, como também o ajudam a lidar com a sobrecarga de informação de modo eficiente, adequado e imediato conforme suas necessidades.

As crianças de hoje possuem altas habilidades para buscar e processar informações. A geração atual é a primeira que ensina seus pais a usar um fórum, um telefone celular e a consultar sua conta bancária eletronicamente, entre outros serviços, é a primeira vez que observamos ocorrer uma “educação invertida”, fenômeno nunca visto antes.


Síntese extraída da Revista Pátio Educação Infantil: Infância e cibercultura – Como educar a geração que já nasceu no mundo digital. Ano IX, julho/setembro 2011  


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