domingo, 21 de agosto de 2011

O EDUCADOR COMO CIDADÃO




No contexto atual, se propõe que a escola trate que questões sociais na perspectiva da cidadania. Isso colocada em foco, inevitavelmente, a questão da formação dos profissionais em educação e de sua condição de cidadãos.

Nesse sentido, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001, p. 31), “para desenvolver sua prática os professores precisam também desenvolver-se como profissionais e como sujeitos críticos na realidade em que estão, isto é, precisam poder situar-se como educadores e como cidadãos e, como tais, participantes do processo de construção da cidadania, de reconhecimento de seus direitos e deveres, de valorização profissional”.

No entanto, tradicionalmente, a formação dos educadores brasileiros não contemplou essa dimensão. Os cursos de formação, normalmente, não incluem disciplinas voltadas à formação político-social.

Contudo, ainda em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2011, p.32), “para o professor, a escola não é apenas lugar de reprodução de relações de trabalho alienadas e alienantes. É, também, lugar de possibilidade de construção de relações de autonomia, de criação e recriação de seu próprio trabalho, de reconhecimento de si, que possibilita redefinir sua relação com a instituição, com o Estado, com os alunos, suas famílias e a comunidade”.



BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001. 

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