sexta-feira, 12 de agosto de 2011

COMO O PROFESSOR PODE PROMOVER A IDENTIDADE DO ALUNO ADOLESCENTE?





Segundo Woolfolk (2000), para promover a formação da identidade do aluno, os professores podem seguir alguns caminhos, entre eles:

1.    Dar aos alunos muitos modelos de escolhas profissionais e outros papéis adultos

·         Indique modelos na literatura e na história. Tenha um calendário com as datas de nascimento de mulheres eminentes, lideres de minorias ou pessoas que fizeram alguma contribuição pouco conhecida à matéria que você está ensinando. Discuta as realizações dessas pessoas em seus aniversários;
·         Convide adultos para descreverem como e por que escolheram suas profissões. Assegure que todos os tipos de trabalho e trabalhadores sejam representados.

2.    Ajudar os alunos a encontrarem recursos para resolver problemas pessoais

·         Estimule-os a conversarem com os orientadores da escola;
·         Discuta os serviços que eles podem encontrar fora da escola.

3.    Ser tolerante com as modas passageiras dos adolescentes, desde que elas não ofendam os outros ou interfiram na aprendizagem

·         Discuta as modas de outras épocas;
·         Não imponha regras rígidas de vestimentas ou penteados.

4.    Dar aos alunos avaliações realistas sobre eles mesmos

·         Quando os alunos se comportarem mal ou tiverem desempenho baixo, assegure que eles entendam as consequências de seu comportamento -os efeitos para eles mesmos e para os outros;
·       Dê aos alunos modelos de respostas e mostre os projetos terminados de outros alunos para que eles possam comparar seus trabalhos com bons exemplos;
·     Já que os alunos estão “experimentando” papéis, mantenha os papéis separados da pessoa. Você pode criticar o comportamento sem criticar a pessoa.


Extraído de: WOOLFOLK. A. E. Psicologia da Educação. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000, p.72-76.


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