Segundo Woolfolk (2000), para promover a formação da identidade do aluno, os professores podem seguir alguns caminhos, entre eles:
1. Dar aos alunos muitos modelos de escolhas profissionais e outros papéis adultos
· Indique modelos na literatura e na história. Tenha um calendário com as datas de nascimento de mulheres eminentes, lideres de minorias ou pessoas que fizeram alguma contribuição pouco conhecida à matéria que você está ensinando. Discuta as realizações dessas pessoas em seus aniversários;
· Convide adultos para descreverem como e por que escolheram suas profissões. Assegure que todos os tipos de trabalho e trabalhadores sejam representados.
2. Ajudar os alunos a encontrarem recursos para resolver problemas pessoais
· Estimule-os a conversarem com os orientadores da escola;
· Discuta os serviços que eles podem encontrar fora da escola.
3. Ser tolerante com as modas passageiras dos adolescentes, desde que elas não ofendam os outros ou interfiram na aprendizagem
· Discuta as modas de outras épocas;
· Não imponha regras rígidas de vestimentas ou penteados.
4. Dar aos alunos avaliações realistas sobre eles mesmos
· Quando os alunos se comportarem mal ou tiverem desempenho baixo, assegure que eles entendam as consequências de seu comportamento -os efeitos para eles mesmos e para os outros;
· Dê aos alunos modelos de respostas e mostre os projetos terminados de outros alunos para que eles possam comparar seus trabalhos com bons exemplos;
· Já que os alunos estão “experimentando” papéis, mantenha os papéis separados da pessoa. Você pode criticar o comportamento sem criticar a pessoa.
Extraído de: WOOLFOLK. A. E. Psicologia da Educação. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000, p.72-76.
Nenhum comentário:
Postar um comentário