sábado, 13 de agosto de 2011

EM QUE BASEIA-SE A NOÇÃO DE PROFESSOR REFLEXIVO?




Conforme Alarcão (2003), “a noção de professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo e não como mero reprodutor de ideias e práticas que lhe são exteriores”.

Poderíamos dizer que essa noção conceitual pode ser aplicada ao profissional que mesmo diante de situações incertas e imprevistas em seu contexto de atuação, é capaz de agir inteligente, flexiva, situada e reativa aos problemas e/ou demandas profissionais.


No Brasil, a noção de professor reflexivo se liga uma série de fatores e razões que suscitam reflexões relacionadas ao processo político-democrático da sociedade brasileira; as especificidades internas relacionadas ao contexto escolar; bem como as que envolvem  pessoalmente as representações dos profissionais em educação.


Referência:
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões de Nossa Época)

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