sábado, 20 de agosto de 2011

METODOLOGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM




Conceitualmente, Metodologia é o meio pelo qual se atinge um determinado objetivo. No processo de aprendizagem escolar, há quatro objetivos que são fundamentais ao desenvolvimento do aluno:

1.   Assimilar receptivamente conhecimentos e metodologias como conteúdos socioculturais;
2.   Apropriar-se dinâmica e independente de conhecimentos e metodologias, por meio da exercitação;
3.   Transferir inteligentemente conhecimentos e metodologias para situações diversas daquelas com as quais os conhecimentos e as metodologias foram produzidos;
4.   Produzir novas e criativas visões e interpretações da realidade.


Esses quatro objetivos serão atingidos:

1.   Quando o aluno se apropriar dos conteúdos socioculturais. Para tanto, é necessário que os mesmos sejam expostos a ele. Isso se faz mediante o uso do método expositivo, que pode ser traduzido em várias modalidades: exposição oral, demonstração, exemplificação, apresentação em mídias, etc.;
2.   Quando o conhecimento recebido pelo aluno for dinâmico e exercitado. Para isso, aluno terá que reproduzir muitas vezes, inteligentemente, os conhecimentos e metodologias recebidos. Isso se faz através do método reprodutivo;
3.   Quando o aluno for capaz de transferir os conhecimentos adquiridos para situações novas e aprenda a aplicar tais conhecimentos na prática. Para tanto,  o professor deverá se utilizar do método de solução de problemas determinados, criando problemas para que o aluno os resolvam  independentemente do seu auxílio;
4.   Quando o aluno for capaz de usar o método de solução de problemas novos, o qual consiste na aplicação inventiva dos conhecimentos já consolidados, associados a novos conhecimentos. Constituindo-se, assim, no exercício da invenção.

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...