Conceitualmente, Metodologia é o meio pelo qual se atinge um determinado objetivo. No processo de aprendizagem escolar, há quatro objetivos que são fundamentais ao desenvolvimento do aluno:
1. Assimilar receptivamente conhecimentos e metodologias como conteúdos socioculturais;
2. Apropriar-se dinâmica e independente de conhecimentos e metodologias, por meio da exercitação;
3. Transferir inteligentemente conhecimentos e metodologias para situações diversas daquelas com as quais os conhecimentos e as metodologias foram produzidos;
4. Produzir novas e criativas visões e interpretações da realidade.
Esses quatro objetivos serão atingidos:
1. Quando o aluno se apropriar dos conteúdos socioculturais. Para tanto, é necessário que os mesmos sejam expostos a ele. Isso se faz mediante o uso do método expositivo, que pode ser traduzido em várias modalidades: exposição oral, demonstração, exemplificação, apresentação em mídias, etc.;
2. Quando o conhecimento recebido pelo aluno for dinâmico e exercitado. Para isso, aluno terá que reproduzir muitas vezes, inteligentemente, os conhecimentos e metodologias recebidos. Isso se faz através do método reprodutivo;
3. Quando o aluno for capaz de transferir os conhecimentos adquiridos para situações novas e aprenda a aplicar tais conhecimentos na prática. Para tanto, o professor deverá se utilizar do método de solução de problemas determinados, criando problemas para que o aluno os resolvam independentemente do seu auxílio;
4. Quando o aluno for capaz de usar o método de solução de problemas novos, o qual consiste na aplicação inventiva dos conhecimentos já consolidados, associados a novos conhecimentos. Constituindo-se, assim, no exercício da invenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário