·
Público Alvo: Ensino Fundamental - Ciclo de Alfabetização
·
Componentes Curriculares: Língua Portuguesa e
Matemática
·
Etapas: 04
·
Tempo de Execução – 2 dias
·
Objetivos para o aluno:
- Explorar diferentes unidades de medida e
instrumentos de uso social para medir comprimento;
- Resolver problemas que envolvem determinar
medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida.
·
Conteúdos
- Medição e comparação de medidas de
comprimento, utilizando unidades de medida não convencionais e
convencionais através de diferentes instrumentos;
- Realizar estimativas de medidas de comprimento.
ETAPA
1 – Leitura do Livro: Gabriel tem 99 centímetros (Annette
Huber)
·
Apresentação do Livro – (capa, autor,
ilustração, do que irá tratar?)
·
Leitura com entonação e alegria.
ETAPA
2 - Interpretação do contexto do livro
- Alguém aqui saberia contar um pouco
do que tratou o livro?
- Gabriel
fale que ser pequeno tem algumas vantagens, vocês lembram quais vantagens ele fala?
- Ele também fala que ser grande é bom...
Segundo ele Por que é bom ser grande?
- Vocês
concordam com Gabriel?
- Poderiam me
dizer outras vantagens que temos em ser pequenos e ser grandes?
ETAPA
3 – medir com instrumento não convencional
Gabriel, o menino do livro tinha 99
centímetros... E pensando nisso agora me bateu curiosidade de saber quem é o
maior e o menor aluno da turma...
· Olhando todos os que estão na sala, quem é
maior? Quem é o menor? (fazer o quadrinho da estimativa) E como é possível
comprovar que isso é verdade? Poderemos medir com o que? Se aqui não temos fita
métrica, o que poderemos usar para medir?(sugerir o cordão)
· Realizar a medição de todos os alunos com
cordão, anexando na parede o cordão com fita adesiva e o respectivo nome do
aluno (marcado na fita);
RESULTADOS DAS MEDIÇÕES COM O CORDÃO
TOTAL
DE ALUNOS MEDIDOS:
MAIOR
DA TURMA:
MENOR
DA TURMA:
|
ETAPA 4 – comprovando estimativas – utilizando
instrumento convencional (fita métrica)
Hoje
trouxe uma fita métrica, que é o instrumento mais utilizando para realizar medições.
Então iremos conhecer em metros e centímetros as alturas dos alunos da turma e
·
Explicar
para turma sobre a fita métrica (pode contextualizar sobre a evolução dos
instrumentos de medida, até chegar à fita (palmo, pés...)
·
Elaborar
tabela com os resultados métricos da turma;
· Confrontar
os resultados estimados com o real (o maior e o menor aluno foram os mesmos?
Por que ficou mais fácil medir com fita métrica que com o cordão?);
· Conversar
sobre o tamanho máximo que um ser humano normal pode atingir. Mostrar que os
instrumentos não convencionais não nos dão valores precisos (dependendo do
instrumento que se esteja medindo os resultados podem ser diferentes. Exemplo: pés
e mãos grandes- medirão menos, enquanto pés e mãos menores medirão mais). Daí a
necessidade de um instrumento convencional (fita métrica)
ALUNOS
|
TAMANHO EM
CENTÍMETRO/METRO
|
RESULTADOS DAS MEDIÇÕES COM FITA MÉTRICA
TOTAL
DE ALUNOS MEDIDOS:
MAIOR
DA TURMA:
MENOR
DA TURMA:
|
ETAPA 5 – Atividade em Grupo - Resolução de Problemas utilizando
instrumentos de medidas convencionais e não convencionais.
Sugestões de Resolução de Problemas:
Grupo
1 - Problema 1 – Medição de mesa da sala de aula – utilizando a Régua
Chegou um novo aluno na escola e não há mais mesa para colocar na sala
de aula e a diretora terá que encomendá-la ao marceneiro. A diretora deverá
fornecer quais medidas ao marceneiro, para que ele possa produzir uma mesa
igual às que já possuem? Observe a mesinha da sala, façam o desenho da mesinha
no papel e depois calcule, com a régua, as medidas de cada parte da
mesinha. Mostre os resultados aos colegas de sala.
Grupo 2: Problema 2 – Medição da sala de aula – utilizando a Trena
Grupo 2: Problema 2 – Medição da sala de aula – utilizando a Trena
Façam o desenho do chão da sala em
cartaz, com trena a façam as medições dos 4 lados da sala e mostrem os
resultados para toda turma.
Grupo 2: Problema 3 – Medição do quadro
da sala de aula – utilizando Palmos
Cada participante do grupo fará a
medição do comprimento do quadro, elaborar uma tabela com os resultados do
grupo e apresentar ao grande grupo.
Grupo 4 – Medição de salto à distância
- utilizando Fita Métrica
Vocês irão brincar de salto em
distância, elaborem uma tabelinha com seus nomes, depois de saltar, medir os
resultados com a fita, colocado na tabelinha os resultados das medições de cada
salto. Apresentar ao grande grupo os resultados, expondo se vocês achavam que o
maior salto seria da pessoa vencedora e por quê?
Observação ao professor - Refletir com os alunos quanto a necessidade do uso
de instrumentos precisos para realizar medições também precisas. Solicitar que
cada grupo contextualize o problema para o grupal de maneira clara, mostrando
os passos que seguiram ao resolveram o desafio e mostrem os resultados
obtidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário