quarta-feira, 6 de julho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ESTIMATIVAS E MEDIDAS DE COMPRIMENTO




·         Público Alvo: Ensino Fundamental - Ciclo de Alfabetização
·         Componentes Curriculares: Língua Portuguesa e Matemática
·         Etapas: 04
·         Tempo de Execução – 2 dias
·         Objetivos para o aluno:
- Explorar diferentes unidades de medida e instrumentos de uso social para medir comprimento;
- Resolver problemas que envolvem determinar medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida.
·         Conteúdos
- Medição e comparação de medidas de comprimento, utilizando unidades de medida não convencionais e convencionais através de diferentes instrumentos;
- Realizar estimativas de medidas de comprimento.

ETAPA 1 – Leitura do Livro: Gabriel tem 99 centímetros (Annette Huber)
·         Apresentação do Livro – (capa, autor, ilustração, do que irá tratar?)
·         Leitura com entonação e alegria.

ETAPA 2 - Interpretação do contexto do livro
         - Alguém aqui saberia contar um pouco do que tratou o livro?
- Gabriel fale que ser pequeno tem algumas vantagens, vocês lembram quais vantagens ele fala?
    - Ele também fala que ser grande é bom... Segundo ele Por que é bom ser grande?
    - Vocês concordam com Gabriel?
    - Poderiam me dizer outras vantagens que temos em ser pequenos e ser grandes?

   ETAPA 3 – medir com instrumento não convencional
                      Gabriel, o menino do livro tinha 99 centímetros... E pensando nisso agora me bateu curiosidade de saber quem é o maior e o menor aluno da turma...
·                Olhando todos os que estão na sala, quem é maior? Quem é o menor? (fazer o quadrinho da estimativa) E como é possível comprovar que isso é verdade? Poderemos medir com o que? Se aqui não temos fita métrica, o que poderemos usar para medir?(sugerir o cordão)
·                          Realizar a medição de todos os alunos com cordão, anexando na parede o cordão com fita adesiva e o respectivo nome do aluno (marcado na fita);

RESULTADOS DAS MEDIÇÕES COM O CORDÃO

TOTAL DE ALUNOS MEDIDOS:
MAIOR DA TURMA:
MENOR DA TURMA:


ETAPA 4 – comprovando estimativas – utilizando instrumento convencional (fita métrica)
    Hoje trouxe uma fita métrica, que é o instrumento mais utilizando para realizar medições. Então iremos conhecer em metros e centímetros as alturas dos alunos da turma e
·         Explicar para turma sobre a fita métrica (pode contextualizar sobre a evolução dos instrumentos de medida, até chegar à fita (palmo, pés...)
·         Elaborar tabela com os resultados métricos da turma;
·        Confrontar os resultados estimados com o real (o maior e o menor aluno foram os mesmos? Por que ficou mais fácil medir com fita métrica que com o cordão?);
·   Conversar sobre o tamanho máximo que um ser humano normal pode atingir. Mostrar que os instrumentos não convencionais não nos dão valores precisos (dependendo do instrumento que se esteja medindo os resultados podem ser diferentes. Exemplo: pés e mãos grandes- medirão menos, enquanto pés e mãos menores medirão mais). Daí a necessidade de um instrumento convencional (fita métrica)


ALUNOS
TAMANHO EM CENTÍMETRO/METRO















RESULTADOS DAS MEDIÇÕES COM FITA MÉTRICA

TOTAL DE ALUNOS MEDIDOS:
MAIOR DA TURMA:
MENOR DA TURMA:



ETAPA 5 – Atividade em Grupo - Resolução de Problemas utilizando instrumentos de medidas convencionais e não convencionais.
                  
Sugestões de Resolução de Problemas:
                        
Grupo 1 - Problema 1 – Medição de mesa da sala de aula – utilizando a Régua
Chegou um novo aluno na escola e não há mais mesa para colocar na sala de aula e a diretora terá que encomendá-la ao marceneiro. A diretora deverá fornecer quais medidas ao marceneiro, para que ele possa produzir uma mesa igual às que já possuem? Observe a mesinha da sala, façam o desenho da mesinha no papel e depois calcule,  com a régua, as medidas de cada parte da mesinha. Mostre os resultados aos colegas de sala.

Grupo 2: Problema 2 – Medição da sala de aula – utilizando a Trena
Façam o desenho do chão da sala em cartaz, com trena a façam as medições dos 4 lados da sala e mostrem os resultados para toda turma.

Grupo 2: Problema 3 – Medição do quadro da sala de aula – utilizando Palmos
Cada participante do grupo fará a medição do comprimento do quadro, elaborar uma tabela com os resultados do grupo e apresentar ao grande grupo.

Grupo 4 – Medição de salto à distância - utilizando Fita Métrica
Vocês irão brincar de salto em distância, elaborem uma tabelinha com seus nomes, depois de saltar, medir os resultados com a fita, colocado na tabelinha os resultados das medições de cada salto. Apresentar ao grande grupo os resultados, expondo se vocês achavam que o maior salto seria da pessoa vencedora e por quê?


Observação ao professor - Refletir com os alunos quanto a necessidade do uso de instrumentos precisos para realizar medições também precisas. Solicitar que cada grupo contextualize o problema para o grupal de maneira clara, mostrando os passos que seguiram ao resolveram o desafio e mostrem os resultados obtidos. 

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...