BRINCANDO DE APRENDER COMO SE APRENDE
§
Objetivos
para o aluno: identificar a sua preferência de aprendizagem através do contato
com atividades diversificadas, com foco no ver, no ouvir, no escrever e no
fazer.
§
Objetivos
para o professor: Investigar os estilos de aprendizagem dos alunos, mediante leitura,
escrita, o ver e o fazer.
§
Público
Alvo: Ciclo de Alfabetização.
§
Componentes
Curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Arte.
§
Etapas
- 04
§
Tempo
de Execução – 01 dia
ETAPA 1 - Conhecimento prévio
Roda de conversa:
- O que você prefere aprender na escola?
- Você prefere ler, escrever, ouvir o professor ou desenhar?
- Vamos
brincar de aprender como preferimos aprender?
ETAPA 2- Brincando de aprender como se aprende
Sugestão de atividade:
Exposição
de vídeo ou áudio com sons – contexto: animais, sons da natureza ou corpo
humano, seguindo o esquema abaixo, propor a apresentação oral coletiva das
produções, no grande grupo e expor as produções no mural.
REPRESENTE
EM DESENHO O SOM QUE VOCÊ ESCUTOU.
|
ESCREVA UM PEQUENO TEXTO PARA REPRESENTAR O SEU DESENHO
(UMA PALAVRA, FRASE, PRODUÇÃO DE TEXTO) – DE ACORDO COM O NÍVEL DA TURMA.
|
UTILIZANDO O SEU CORPO FAÇA UMA REPRESENTAÇÃO DO
CONTEXTO DESENHADO E DESCRITO ANTERIORMENTE
|
ETAPA 3 - Construção de Gráfico – Qual a
preferência de aprendizagem predominante na turma?
Partindo
dos desenhos, textos e apresentação corporal de cada aluno, elaborar um gráfico
com os resultados obtidos através das atividades com os alunos, observando a
forma predominante de aprendizagem de cada aluno.
ETAPA FINAL - Autoavaliação
§ Roda de conversas sobre as atividades desenvolvidas;
§ Refletir sobre o que estudou;
§ O que você aprendeu nessa atividade?
§ Qual a forma de aprendizagem que você mais gostou?
§ Como você avalia a sua aprendizagem?
§ Pra você, qual seria o melhor professor?
Nota: A sequência aqui apresentada é sugestão para um trabalho pedagógico no qual se busca conhecer o perfil de aprendizagem do aluno.
Fruto do trabalho que desenvolvo enquanto Suporte Pedagógico, tendo como parceria a Pedagoga, Rita de Cássia Alves Ribeiro.
Nota: A sequência aqui apresentada é sugestão para um trabalho pedagógico no qual se busca conhecer o perfil de aprendizagem do aluno.
Fruto do trabalho que desenvolvo enquanto Suporte Pedagógico, tendo como parceria a Pedagoga, Rita de Cássia Alves Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário