terça-feira, 12 de julho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - BRINCANDO DE APRENDER COMO SE APRENDE



BRINCANDO DE APRENDER COMO SE APRENDE
§  Objetivos para o aluno: identificar a sua preferência de aprendizagem através do contato com atividades diversificadas, com foco no ver, no ouvir, no escrever e no fazer.
§  Objetivos para o professor: Investigar os estilos de aprendizagem dos alunos, mediante leitura, escrita, o ver e o fazer.
§  Público Alvo: Ciclo de Alfabetização.
§  Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Arte.
§  Etapas - 04
§  Tempo de Execução – 01 dia

ETAPA 1 -  Conhecimento prévio
Roda de conversa:
- O que você prefere aprender na escola?
- Você prefere ler, escrever, ouvir o professor ou desenhar?
- Vamos brincar de aprender como preferimos aprender?

ETAPA 2- Brincando de aprender como se aprende

Sugestão de atividade:
Exposição de vídeo ou áudio com sons – contexto: animais, sons da natureza ou corpo humano, seguindo o esquema abaixo, propor a apresentação oral coletiva das produções, no grande grupo e expor as produções no mural.

REPRESENTE EM DESENHO O SOM QUE VOCÊ ESCUTOU.



ESCREVA UM PEQUENO TEXTO PARA REPRESENTAR O SEU DESENHO (UMA PALAVRA, FRASE, PRODUÇÃO DE TEXTO) – DE ACORDO COM O NÍVEL DA TURMA.




UTILIZANDO O SEU CORPO FAÇA UMA REPRESENTAÇÃO DO CONTEXTO DESENHADO E DESCRITO ANTERIORMENTE



ETAPA 3 -  Construção de Gráfico – Qual a preferência de aprendizagem predominante na turma?
Partindo dos desenhos, textos e apresentação corporal de cada aluno, elaborar um gráfico com os resultados obtidos através das atividades com os alunos, observando a forma predominante de aprendizagem de cada aluno.

ETAPA FINAL -  Autoavaliação
§  Roda de conversas sobre as atividades desenvolvidas;
§  Refletir sobre o que estudou;
§  O que você aprendeu nessa atividade?
§  Qual a forma de aprendizagem que você mais gostou?
§  Como você avalia a sua aprendizagem?
§  Pra você, qual seria o melhor professor?

Nota: A sequência aqui apresentada é sugestão para um trabalho pedagógico no qual se busca conhecer o perfil de aprendizagem do aluno. 
Fruto do trabalho que desenvolvo enquanto Suporte Pedagógico, tendo como parceria a Pedagoga, Rita de Cássia Alves Ribeiro.


Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...