quarta-feira, 13 de julho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DIA DO AMIGO




VOCÊ NÃO É IGUAL A MIM, EU NÃO SOU IGUAL A VOCÊ.

  • Objetivos para o aluno: Perceber-se como ser que é capaz de interagir dentro de um contexto de respeito ao outro e as suas particularidades, de modo a promover um ambiente de harmonia tanto na escola, quanto no contexto social em que está inserido.
  • Objetivos de ensino: Promover a reflexão e a percepção no aluno quanto à necessidade do respeito às diferenças, ao modo de ser de qualquer um, evitando o julgamento de valores.
  • Público Alvo: Ciclo de Alfabetização;
  • Componentes curriculares: Língua Portuguesa, História e Arte.
  • Etapas: 04
  • Tempo de Execução – 1 dia


ETAPA 1 - Conhecimento Prévio – Breve exposição quanto ao Dia do Amigo, com investigação da realidade do aluno quanto aos laços de amizade.


- Hoje, 20 de Julho, comemoramos o DIA DO AMIGO. Na vida é muito importante construir laços de amizade, pois isso nos engrandece, estende nossa família para além da nossa casa. Isso por que podemos ter amigos na rua, no trabalho, na escola, na vida. Nesse sentindo, gostaria de agora fazer uma investigação com vocês, quanto ao melhor amigo de vocês, na vida e na escola e depois iremos discutir o porquê deles serem tão especiais para vocês.


Sugestão de atividade: Cartaz ilustrado com lista de nomes

     AMIGOS DA RUA E DA ESCOLA
_____________________      ____________________
      (Nome do aluno)                    (seu amigo da rua)
 _____________________      _____________________
   (Nome do Aluno)                        (seu amigo da escola)



ETAPA 2 – Leitura do Livro: – Ninguém é igual a ninguém – Regina Otero e Regina Rennó                      - Apresentação do Livro – (capa, autor, ilustração, do que irá tratar?)                      - Leitura com entonação e alegria.

ETAPA 3 - Interpretação contexto do livro 

    No livro as autoras mostram a rua onde morava um garoto. 

  • Alguém lembra qual o nome desse garoto?
  • Como eram os coleguinhas da Rua de Danilo?
  • Como os meninos da rua viam Danilo?
  • Vocês acham que é correto sair por aí apelidando as pessoas, as chamando por coisas e não pelo seu próprio nome?
  • Vocês se sentiram confortáveis em serem apelidados de gordo, magrelo, preto, branquelo, feioso, vareta, anão, etc.?
  • Para você considerar alguém como seu amigo, o que é preciso ele ter?

Sugestões de atividades – Quadro de palavra– Lista coletiva de palavras (escritas pelos alunos em processo de alfabetização)

ALUNO
PARA SER MEU AMIGO É PRECISO VOCÊ SER UMA PESSOA...





ETAPA 4 – Brincando com os amigos

Escolher o contexto de brincadeiras na rua e ou na escola, fazer uma representação em desenho ou em texto, onde mostre você brincando com seus melhores amigos. Apresentar no grande grupo as produções.

ETAPA FINAL – Cantar coletivamente a canção: você não é igual a mim, eu não sou igual a você. Após termino da música, propor um grande abraço coletivo.


Nota: A sequência aqui apresentada é sugestão para o trabalho pedagógico para Dia do Amigo. Fruto do trabalho que desenvolvo enquanto Suporte Pedagógico, tendo como parceria a Pedagoga, Rita de Cássia Alves Ribeiro. O livro e a música referências para o desenvolvimento da sequência encontra-se facilmente em pesquisas na rede.


2 comentários:

Regina disse...

Querida Maria silva,
Muito obrigada por abordar o nosso trabalho de uma maneira tão bacana.
Um abraço.
Regina Rennó

Maria Silva disse...

Um lindo livro! Um ótimo instrumento para reflexão! Fico feliz que tenha gostado... Um abraço!

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...