É possível motivar os alunos a produzir textos orais ou
escritos através das seguintes práticas: Relatos do dia-a-dia; Notícias da
comunidade; Notícias de jornais e revistas; Acontecimentos importantes;
Gravuras; Textos principiados; Textos em rodinhas; Textos coletivos; Livros
lidos; Revistas em quadrinhos; Debates; Cartas, bilhetes e avisos; Relatórios;
Poesias; Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes.
História Coletiva
através de jogos: Colar
figuras, em sequência, nas laterais de uma cartolina deixando uma extremidade
livre para traçar a seta inicial do jogo. Riscar e separar as figuras com
caneta hidrocor. Material Necessário: cartolina, figuras, dadinho, cola, régua,
caneta hidrocor.
Jogo: Equipe: quatro participantes, Jogar o
dadinho, contar as casas e na figura que parar iniciar a história. Prosseguir o
jogo e o texto com os demais elementos.
Texto em duplas: na produção do texto em duplas, cada
um deve escrever uma linha e passar para o seu par que deverá dar continuidade
ao pensamento já iniciado. Não pode haver conversa, só escrita. Caso a palavra
seja cortada no final da linha o par tem que terminar a palavra e continuar.
Depois do texto pronto é que se dá o título.
Completar História: O professor distribui fichas com
início e final de um texto, os alunos devem completar o meio da história. Pode
ser feito em duplas ou em equipes maiores.
Reescrever Histórias: O professor lê uma pequena história
e os alunos devem reescrevê-la mudando o final, a critério do aluno ou o
professor pede que façam um final absurdo, engraçado, feliz, triste, etc.
Sugestão para
correção de produções textuais:
Autocorreção: após a conclusão das produções, ler
o texto e realizar a autocorreção;
Troca de texto: trocar os textos entre as equipes e
realizar a correção com a participação de todos da equipe;
Reestruturação do
texto: reestruturar
o texto no quadro com a participação dos alunos, questionando os elementos
gramaticais, ortográficos e textuais;
PROPOSTA DE ATIVIDADE
DE SENSIBILIZAÇÃO
SENTINDO AS PALAVRAS
Traga para a sala de aula vários poemas. Procure diversificar
autores, estilos e temas. Faça um mural com eles ou afixe-os na lousa. Solicite
aos alunos que escolham uma das poesias do mural. Após uma leitura, peça para
representarem em uma folha, com linhas, traços e cores, o que sentiram ao ler a
poesia.
Cada aluno pode mostrar seu desenho para a classe, e você,
professor, pode conversar com o grupo, mostrando a variedade dos sentimentos,
que não tem certo ou errado, apenas sentimentos diferentes, pois somos
diferentes. E no nosso dia-a-dia, quais os sentimentos que aparecem? Raiva,
medo, alegria, desânimo, esperança, amor... Quando sentimos cada um deles?
Faça junto com seus alunos uma lista dos sentimentos que
apareceram na conversa, escrevendo-os na lousa. Cada aluno deve escolher o
sentimento com que mais se identifica no momento. Peça, então, para fecharem os
olhos e pensarem em palavras soltas que se relacionem com esse sentimento.
Após alguns minutos, cada um vai escrever as palavras em que
pensou, o que sentiu. Os alunos devem agora se juntar em pequenos grupos, de
acordo com o sentimento que escolheram. A ideia é tentar criar um poema a
partir do sentimento, afinal já podemos nos arriscar a produzir poesia.
As palavras escritas de cada um podem ajudar a compor o poema
do pequeno grupo. Peça que releiam o que escreveram. Dá para intensificar a
sonoridade? Solicite a eles que pensem em uma forma de apresentar os poemas
criados.
Créditos a orientadora
pedagógica: Elisângela Queluz .
Nenhum comentário:
Postar um comentário