quinta-feira, 14 de julho de 2016

COMO MOTIVAR O ALUNO A PRODUZIR TEXTO?





É possível motivar os alunos a produzir textos orais ou escritos através das seguintes práticas: Relatos do dia-a-dia; Notícias da comunidade; Notícias de jornais e revistas; Acontecimentos importantes; Gravuras; Textos principiados; Textos em rodinhas; Textos coletivos; Livros lidos; Revistas em quadrinhos; Debates; Cartas, bilhetes e avisos; Relatórios; Poesias; Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes.

História Coletiva através de jogos: Colar figuras, em sequência, nas laterais de uma cartolina deixando uma extremidade livre para traçar a seta inicial do jogo. Riscar e separar as figuras com caneta hidrocor. Material Necessário: cartolina, figuras, dadinho, cola, régua, caneta hidrocor.
Jogo: Equipe: quatro participantes, Jogar o dadinho, contar as casas e na figura que parar iniciar a história. Prosseguir o jogo e o texto com os demais elementos.

Texto em duplas: na produção do texto em duplas, cada um deve escrever uma linha e passar para o seu par que deverá dar continuidade ao pensamento já iniciado. Não pode haver conversa, só escrita. Caso a palavra seja cortada no final da linha o par tem que terminar a palavra e continuar. Depois do texto pronto é que se dá o título.

Completar História: O professor distribui fichas com início e final de um texto, os alunos devem completar o meio da história. Pode ser feito em duplas ou em equipes maiores.

Reescrever Histórias: O professor lê uma pequena história e os alunos devem reescrevê-la mudando o final, a critério do aluno ou o professor pede que façam um final absurdo, engraçado, feliz, triste, etc.

Sugestão para correção de produções textuais:

Autocorreção: após a conclusão das produções, ler o texto e realizar a autocorreção;
Troca de texto: trocar os textos entre as equipes e realizar a correção com a participação de todos da equipe;
Reestruturação do texto: reestruturar o texto no quadro com a participação dos alunos, questionando os elementos gramaticais, ortográficos e textuais;

PROPOSTA DE ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO

SENTINDO AS PALAVRAS
Traga para a sala de aula vários poemas. Procure diversificar autores, estilos e temas. Faça um mural com eles ou afixe-os na lousa. Solicite aos alunos que escolham uma das poesias do mural. Após uma leitura, peça para representarem em uma folha, com linhas, traços e cores, o que sentiram ao ler a poesia.
Cada aluno pode mostrar seu desenho para a classe, e você, professor, pode conversar com o grupo, mostrando a variedade dos sentimentos, que não tem certo ou errado, apenas sentimentos diferentes, pois somos diferentes. E no nosso dia-a-dia, quais os sentimentos que aparecem? Raiva, medo, alegria, desânimo, esperança, amor... Quando sentimos cada um deles?

Faça junto com seus alunos uma lista dos sentimentos que apareceram na conversa, escrevendo-os na lousa. Cada aluno deve escolher o sentimento com que mais se identifica no momento. Peça, então, para fecharem os olhos e pensarem em palavras soltas que se relacionem com esse sentimento.
Após alguns minutos, cada um vai escrever as palavras em que pensou, o que sentiu. Os alunos devem agora se juntar em pequenos grupos, de acordo com o sentimento que escolheram. A ideia é tentar criar um poema a partir do sentimento, afinal já podemos nos arriscar a produzir poesia.
As palavras escritas de cada um podem ajudar a compor o poema do pequeno grupo. Peça que releiam o que escreveram. Dá para intensificar a sonoridade? Solicite a eles que pensem em uma forma de apresentar os poemas criados.


Créditos a orientadora pedagógica: Elisângela Queluz .

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...