As Sequências aqui apresentadas são sugestões para o trabalho pedagógico quanto ao estudo da relação do aluno, mãe e irmãos, tendo em vista a comemoração ao Dia das Mães. São frutos do trabalho que desenvolvo enquanto Suporte Pedagógico.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 1
MINHA
MÃE É ASSIM...
·
Público Alvo: alunos da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização
·
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e
Arte
·
Etapas: 04
·
Tempo de Execução – 2 dias
ETAPA
1 - Conhecimento Prévio – Quadro de Palavras
- Vocês lembram o que se comemora essa
semana?
- Todo mundo aqui vive com suas mães?
- O que a mãe faz que nos deixa feliz?
- Se você tivesse que escolher uma
palavra para representar sua mãe que palavra seria?
Sugestão
de atividade: quadro de palavras
NOME DA MÃE
|
PALAVRA QUE A SIMBOLIZA
|
ETAPA
2 – Leitura do Livro: Se as Coisas fossem Mães – Sylvia Orthof
·
Apresentação do Livro – (capa, autor,
ilustração, do que irá tratar?)
·
Leitura com entonação e alegria;
ETAPA
3 - Interpretação contexto do livro
·
No livro a autora mostra várias coisas que a
mãe poderia ser. Vocês lembram o que ela sugere?...
Sugestões
de atividades – 1. Quadro com desenhos – para os alunos da Educação Infantil (1
para cada aluno); 2. Lista coletiva de palavras (escritas pelos alunos em
processo de alfabetização); 3. Resumo do texto para os alunos já alfabetizados.
Se as coisas fossem
mães...
lua, sereia, casa,
terra, fada, bruxa, chaleira, mesa.
|
ETAPA
4 – Minha Mãe é Obra de Arte
· No livro nós vimos que na imaginação da
autora as mães poderiam ser várias coisas: uma lua, uma sereia, uma casa, fada,
bruxa (observar a lista coletiva e/ou os desenhos feitos anteriormente e destacá-los).
Então vocês agora irão escolher algo para representar sua mãe e criar uma obra
de arte.
·
Sugestões de atividades: 1. Mural Coletivo –
Desenhos; 2. Tela - Minha Mãe é Assim...
- Pintura em guache; 3. Recorte e Colagem – gravuras diversas; 4. Mosaico da
figura.
Observação
– Essas sugestões podem ser feitas em grupo. Cada grupo escolhe a técnica
conforme suas habilidades.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 2
COISA
DE IRMÃO
·
Público Alvo: alunos da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização
·
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, História,
Matemática e Arte
·
Etapas: 04
·
Tempo de Execução – 1 dia
ETAPA
1 - Conhecimento Prévio – Quadro de Pesquisa
·
Essa semana, estamos estudando sobre as mães.
Hoje nós iremos conversar sobre filhos, que são as pessoas mais importantes na
vida da maioria das mães.
- Todo
mundo aqui tem irmãos?
- Seus
irmãos são seus amigos?
·
Então iremos agora preencher uma tabela sobre
seus irmãos. Quero saber quanto irmãos vocês têm? Quantos são meninos e quanto
são meninas?
·
NOME DO ALUNO
|
NÚMERO DE IRMÃOS
|
MENINOS
|
MENINAS
|
RESULTADOS:
TOTAL
DE ALUNOS:
TOTAL
DE IRMÃOS:
TOTAL
DE IRMÃOS MENINOS:
TOTAL
DE IRMÃOS MENINAS:
|
ETAPA
2 – Leitura do Livro: Coisa de Irmão – Luciana Rigueira
·
Apresentação do Livro – (capa, autor,
ilustração, do que irá tratar?)
·
Leitura com entonação e alegria.
ETAPA
3 - Interpretação contexto do livro
- Alguém aqui saberia
contar um pouco do que tratou o livro?
- A menina da história sentiu ciúmes
quando irmãozinho dela nasceu. Alguém aqui também teve ciúmes quando o irmãozinho
nasceu?
- A menina estava certa em ter tido
ciúmes do irmãozinho?
- Vocês amam seus irmãos?
- Vocês acham que as mães gostam
mais de um filho que de outro? (aproveitem para trabalhar a questão da
intensidade do amor de mãe, mesmo com os filhos tão diferentes entre se... O
amor é diferente, mas com a mesma intensidade)
ETAPA 4 – Mural Coletivo - Eu, Meus Irmãos e Minha Mãe!
· A pouco, realizamos a atividade sobre o total
de irmãos que vocês têm. Então agora irão fazer um lindo desenho que inclua
você, seus irmãos e sua mãe num lugar lindo e cheio de amor, para compor o
Mural: Eu, Meus Irmãos e Minha Mãe. Não se esquecer de colorir bem bonito.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 3
COLABORANDO COM A
MAMÃE NA ORGANIZAÇÃO DA CASA
·
Público Alvo: alunos da Educação Infantil e Ciclo da Alfabetização
·
Componente curricular: Língua Portuguesa e História
·
Etapas: 04
·
Tempo de Execução – 1 dia
ETAPA
1 - Conhecimento Prévio – Quadro de Pesquisa
·
Essa semana, estamos dedicando às mães. Já
conversamos sobre nossas mães, sobre nossos irmãos e hoje nós iremos conversar
sobre filhos que ajudam as mães na organização da casa.
- Quando
estão em casa vocês costumam brincar?
-
Brincam com que?
- Quais
brinquedos?
Então iremos agora preencher uma
tabela com o nome do brinquedo que vocês costumam brincar quando estão em casa.
(tabela a ser preenchida coletivamente, um a um, com ajuda da professora e dos
colegas para os que ainda não sabem escrever)
NOME DO ALUNO
|
EU BRINCO COM...
|
ETAPA
2 – Leitura do Livro: Junta, Separa e Guarda – Vera Lúcia Dias
·
Apresentação do Livro – (capa, autor,
ilustração, do que irá tratar?)
·
Leitura com entonação e alegria.
ETAPA
3 - Interpretação contexto do livro
- Alguém aqui saberia
contar um pouco do que tratou o livro?
- O
menino da história juntava, separava e guarda seus brinquedos por quê?
- Só
organizamos as coisas quando vamos nos mudar?
- Vocês ajudam
a mãe de vocês na organização da casa?
- Vocês
acham que as mães tem obrigação de organizar a casa sozinha? Ou os filhos devem
ajudá-la?
- Vocês costumam organizar seus
brinquedos após brincar?
- Que
ajuda vocês dão as suas mães na organização da casa?
ETAPA 4 – Quadro de ajuda na organização da minha casa
(atividade coletiva) – os pequenos podem desenhar o que fazem, os em processo
de alfabetização fazem o quadro e os já alfabetizados podem criar um pequeno
texto descrevendo o que fazem para ajudar a mãe.
ALUNO
|
EU AJUDO À...
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário