VOCÊ NÃO É IGUAL A MIM, EU NÃO SOU IGUAL A VOCÊ.
- Objetivos para o aluno: Perceber-se
como ser que é capaz de interagir dentro de um contexto de respeito ao outro e as
suas particularidades, de modo a promover um ambiente de harmonia tanto na
escola, quanto no contexto social em que está inserido.
- Objetivos de ensino: Promover a reflexão e a percepção no aluno quanto à
necessidade do respeito às diferenças, ao modo de ser de qualquer um, evitando
o julgamento de valores.
- Público Alvo: Ciclo de Alfabetização;
- Componentes curriculares: Língua
Portuguesa, História e Arte.
- Etapas: 04
- Tempo de Execução – 1 dia
ETAPA 1 - Conhecimento Prévio – Breve exposição quanto ao
Dia do Amigo, com investigação da realidade do aluno quanto aos laços de
amizade.
- Hoje, 20 de Julho, comemoramos o DIA
DO AMIGO. Na vida é muito importante construir laços de amizade, pois isso
nos engrandece, estende nossa família para além da nossa casa. Isso por que podemos
ter amigos na rua, no trabalho, na escola, na vida. Nesse sentindo, gostaria de
agora fazer uma investigação com vocês, quanto ao melhor amigo de vocês, na
vida e na escola e depois iremos discutir o porquê deles serem tão especiais
para vocês.
Sugestão de atividade: Cartaz ilustrado com lista de nomes
AMIGOS DA RUA E DA ESCOLA
(Nome do Aluno) (seu amigo da escola)
ETAPA 2 – Leitura do Livro: – Ninguém é igual a ninguém – Regina Otero e
Regina Rennó - Apresentação do Livro – (capa, autor, ilustração,
do que irá tratar?) - Leitura com entonação e
alegria.
ETAPA 3 - Interpretação contexto do livro
No livro as autoras mostram a rua onde morava um garoto.
- Alguém lembra
qual o nome desse garoto?
- Como eram os coleguinhas da
Rua de Danilo?
- Como os meninos da rua
viam Danilo?
- Vocês acham que é
correto sair por aí apelidando as pessoas, as chamando por coisas e não pelo
seu próprio nome?
- Vocês se sentiram
confortáveis em serem apelidados de gordo, magrelo, preto, branquelo, feioso,
vareta, anão, etc.?
- Para você considerar alguém
como seu amigo, o que é preciso ele ter?
Sugestões de atividades – Quadro de palavra– Lista coletiva de
palavras (escritas pelos alunos em processo de alfabetização)
ALUNO
PARA SER MEU AMIGO É PRECISO VOCÊ SER UMA PESSOA...
ETAPA 4 – Brincando com os amigos
Escolher o contexto de brincadeiras na rua e ou na
escola, fazer uma representação em desenho ou em texto, onde mostre você
brincando com seus melhores amigos. Apresentar no grande grupo as produções.
ETAPA FINAL – Cantar coletivamente a canção: você
não é igual a mim, eu não sou igual a você. Após termino da música, propor um
grande abraço coletivo.
Nota: A sequência aqui apresentada é sugestão para o trabalho pedagógico para Dia do Amigo. Fruto do trabalho que desenvolvo enquanto Suporte Pedagógico, tendo como parceria a Pedagoga, Rita de Cássia Alves Ribeiro. O livro e a música referências para o desenvolvimento da sequência encontra-se facilmente em pesquisas na rede.
VOCÊ NÃO É IGUAL A MIM, EU NÃO SOU IGUAL A VOCÊ.
- Objetivos para o aluno: Perceber-se
como ser que é capaz de interagir dentro de um contexto de respeito ao outro e as
suas particularidades, de modo a promover um ambiente de harmonia tanto na
escola, quanto no contexto social em que está inserido.
- Objetivos de ensino: Promover a reflexão e a percepção no aluno quanto à
necessidade do respeito às diferenças, ao modo de ser de qualquer um, evitando
o julgamento de valores.
- Público Alvo: Ciclo de Alfabetização;
- Componentes curriculares: Língua
Portuguesa, História e Arte.
- Etapas: 04
- Tempo de Execução – 1 dia
ETAPA 1 - Conhecimento Prévio – Breve exposição quanto ao
Dia do Amigo, com investigação da realidade do aluno quanto aos laços de
amizade.
- Hoje, 20 de Julho, comemoramos o DIA
DO AMIGO. Na vida é muito importante construir laços de amizade, pois isso
nos engrandece, estende nossa família para além da nossa casa. Isso por que podemos
ter amigos na rua, no trabalho, na escola, na vida. Nesse sentindo, gostaria de
agora fazer uma investigação com vocês, quanto ao melhor amigo de vocês, na
vida e na escola e depois iremos discutir o porquê deles serem tão especiais
para vocês.
Sugestão de atividade: Cartaz ilustrado com lista de nomes
AMIGOS DA RUA E DA ESCOLA
(Nome do Aluno) (seu amigo da escola)
|
ETAPA 2 – Leitura do Livro: – Ninguém é igual a ninguém – Regina Otero e Regina Rennó - Apresentação do Livro – (capa, autor, ilustração, do que irá tratar?) - Leitura com entonação e alegria.
ETAPA 3 - Interpretação contexto do livro
No livro as autoras mostram a rua onde morava um garoto.
- Alguém lembra
qual o nome desse garoto?
- Como eram os coleguinhas da
Rua de Danilo?
- Como os meninos da rua
viam Danilo?
- Vocês acham que é
correto sair por aí apelidando as pessoas, as chamando por coisas e não pelo
seu próprio nome?
- Vocês se sentiram
confortáveis em serem apelidados de gordo, magrelo, preto, branquelo, feioso,
vareta, anão, etc.?
- Para você considerar alguém
como seu amigo, o que é preciso ele ter?
Sugestões de atividades – Quadro de palavra– Lista coletiva de palavras (escritas pelos alunos em processo de alfabetização)
ALUNO
|
PARA SER MEU AMIGO É PRECISO VOCÊ SER UMA PESSOA...
|
2 comentários:
Querida Maria silva,
Muito obrigada por abordar o nosso trabalho de uma maneira tão bacana.
Um abraço.
Regina Rennó
Um lindo livro! Um ótimo instrumento para reflexão! Fico feliz que tenha gostado... Um abraço!
Postar um comentário