quarta-feira, 31 de agosto de 2016

TEMA DE PESQUISA - NORDESTE É ISSO!







Elaborei esse estudo como sugestão para o trabalho sobre nacionalismo, tendo em vista as comemorações cívicas de 07 de setembro 2016.

IDENTIFICAÇÃO
·         Publico Alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental(1º ao 5º Ano);
·         Áreas envolvidas – todas as áreas do currículo
·         Duração: 02 semanas

JUSTIFICATIVA
Para contextualizarmos historicamente o Nacionalismo nos aspectos do que a Cidadania hoje exige, se faz necessário um estudo sobre esse lugar que é tão nosso e ao território que nos remete ao lugar que ocupamos enquanto Nação. Diante disso, surgiu a ideia de realizarmos um passeio ao território Nordestino, partindo de canções nordestinas, que trazem em seu contexto nossas raízes, nossas problemáticas e nossas marcas de alegria.

OBJETIVOS GERAIS
De Ensino – Promover uma investigação quanto à Região Nordeste, partindo de músicas populares;
De Aprendizagem – Estudar o Nordeste brasileiro e sua diversidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para os alunos
·         Estudar os estados nordestinos, seus recursos naturais, figuras históricas partindo da música: Nordeste Independente de Ivanildo Vilanova e Bráulio Tavares;
·         Conhecer os quadros de migração, chuvas e secas nordestinas, tendo como referência a música: Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga;
·         Fazer um passeio quanto às festas nordestinas, religiosidade, ritmos, danças e a alegria desse povo, partindo-se da música: Festa do Interior, de Gal Costa.

CONTEÚDOS
Língua Portuguesa – Rimas, interpretação musicais;
Geografia- Recursos naturais, migração;
História – Figurais populares;
Ciências – Pluviometria;
Matemática – Índices de chuvas e secas no nordeste nos últimos 10 anos
Arte – Músicas e Ritmos – forró, frevo, axé;
Ensino Religioso – Festas religiosas nordestinas (os santos, os padroeiros e ou outras crenças religiosas);
Educação Física – Movimentos Corporais - Ritmos musicais

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·         Conhecimentos prévios – músicas que falem do nordeste e a exploração dos vários contextos nordestinos;
·         Relatos de experiências – discussão sobre o conhecimento
·         Pesquisas – índices de chuvas e secas, migração;
·         Apresentações musicais;
·         Produções individuais e ou coletivas de textos;
·         Leituras e interpretação de letras de músicas;
·         Criação de desenhos dos contextos musicais, entre outros.


RECURSOS
Aparelhos de som, letras de musicas, computadores, papeis diversificados, livros didáticos, textos informativos, dentre outros.

AVALIAÇÃO
Durante o desenvolvimento da proposta de estudo, observar e registrar o envolvimento, a participação e as produções orais e ou escritas dos alunos, sendo utilizando, tais registros, como parte da avaliação contínua.

PRODUTO FINAL
Diante do estudo em sala de aula, as turmas conforme a música trabalhada contextualizarão para o coletivo da escola suas produções, observando o que de mais significativo representou o estudo para o grupo. 

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