Público Alvo - Educação infanti –
Níveis IV e V
Áreas envolvidas: Linguagem;
Conhecimento Lógico Matemático; Ciências Naturais e Arte
1º momento
Roda
de conversas com levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre
alimentação saudável;
Exposição
de vídeo: Se alimentar bem, é bom;
Contação
de livro “A Menina que não gostava de
frutas” – Cidália Fernandes
Apresentação
do livro (exploração da capa, nome do
livro, autor);
Cartaz coletivo (recorte e colagem de
alimentos saudáveis e não saudáveis)
Atividades relacionadas
ao assunto (de acordo com o nível da turma);
2º momento
Retomada
da aula anterior, através de leitura interativa com a participação
das crianças através das ilustrações do livro “A Menina que
não gostava de frutas”
Atividade impressa relacionada ao
assunto (de acordo com o nível da turma) – Nomes das frutas/ letra inicial,
etc.
3º momento
Roda de conversas com interações orais a respeito da história narrada, alternando
momentos de fala e de escuta;
Desenho
e pintura da fruta preferida por cada criança;
Construção
de gráfico das frutas preferidas pela turma;
Atividade impressa relacionada ao assunto
(de acordo com o nível da turma).
4º momento
Leitura
deleite:
História “Pêssego, pera, ameixa no pomar” apreciar a história procurando o
segredo que há em cada página;
Atividades relacionadas ao assunto – (de
acordo com o nível da turma);
·
Quebra-cabeça
das frutas;
·
Cores
das frutas;
·
Brincadeira
do tomateiro;
·
Brincadeira
do dado
5º momento
Música
– Salada de frutas – Xuxa;
Dramatização
da música;
Salada
de frutas com as frutas preferidas trazidas pelas crianças.
Sugestão, elaboração e créditos à
Pedagoga Rita de Cassia Alves Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário