quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTAS



     
Público Alvo - Educação infanti – Níveis IV e V
Áreas envolvidas: Linguagem; Conhecimento Lógico Matemático; Ciências Naturais e  Arte
1º momento
Roda de conversas com levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre alimentação saudável;

Exposição de vídeo: Se alimentar bem, é bom;

Contação de livro “A Menina que não gostava de frutas” – Cidália Fernandes
Apresentação do livro  (exploração da capa, nome do livro, autor);

Cartaz coletivo (recorte e colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis)
Atividades relacionadas ao assunto (de acordo com o nível da  turma);

2º momento
Retomada da aula anterior, através de leitura interativa com a participação das crianças através das ilustrações do livro A Menina que não gostava de frutas”

Atividade impressa relacionada ao assunto (de acordo com o nível da turma) – Nomes das frutas/ letra inicial, etc.

3º momento

Roda de conversas com interações orais a respeito da história narrada, alternando momentos de fala e de escuta;

Desenho e pintura da fruta preferida por cada criança;

Construção de gráfico das frutas preferidas pela turma;

Atividade impressa relacionada ao assunto (de acordo com o nível da turma).

4º momento
Leitura deleite: História “Pêssego, pera, ameixa no pomar” apreciar a história procurando o segredo que há em cada página;

Atividades relacionadas ao assunto – (de acordo com o nível da turma);
·                   Quebra-cabeça das frutas;
·                   Cores das frutas;
·                   Brincadeira do tomateiro;
·                   Brincadeira do dado 

5º momento

Música – Salada de frutas – Xuxa;
Dramatização da música;
Salada de frutas com as frutas preferidas trazidas pelas crianças.

               
  Sugestão, elaboração e créditos à Pedagoga Rita de Cassia Alves Ribeiro



Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...