domingo, 7 de agosto de 2016

BALANÇO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO






A profissão docente nos exige fazer constantemente balanço. As esferas que envolvem nossa profissão são muitas e em cada uma delas precisamos focar o nosso olhar, pois a escola é um todo complexo organizado, que por sua vez cumpre a responsabilidade social com o processo de humanização dos indivíduos na sociedade e, não podemos deixar de visualizar o compromisso que assumimos quanto a esse fazer – contribuir com o processo de emancipação humana.
Garantir a qualidade do nosso trabalho requer de nós esforço no sentido conceitual, procedimental e atitudinal. Se focarmos em apenas um desses aspectos, no balanço geral, ficaremos no vermelho, visto que a fundamentação teórica, o preparo técnico e as posturas socialmente relevantes, são as bases de sustentação do educador comprometido com seu papel social.
O fazer pedagógico nos possibilita algo grandioso - ao ensinar, aprendermos- É no ir e vir de introdução, ampliação e consolidação de conceitos, procedimentos e atitudes, que nos constituímos enquanto profissionais.
No Balanço Patrimonial Docente, o saldo será sempre positivo se: aprendermos como ensinar – mediarmos significativamente o aprender – aprendermos a aprender, para melhor ensinar.

A riqueza da profissão docente reside no fato de que todo nosso material intelectual pode ser renovado, revisado, consertado e melhorado sempre. Ampliemos nosso patrimônio!
Por: Maria Silva

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...