quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – O GRANDE RABANETE



Público Alvo: Ensino Fundamental - 4º e 5º Anos

Áreas envolvidas/Conteúdos trabalhados:
Língua Portuguesa: Leitura, interpretação, lista de palavras, receita, produção textual;
Matemática: situações problemas, tabela, gráfico;
Arte: Desenho, pintura, dramatização;
Ciências: alimentação saudável, animais.

1º momento

Roda de conversas com levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre alimentação saudável;
Exposição de vídeo: Se alimentar bem, é bom;
Leitura deleite  “O grande rabanete”
Construção de uma Pirâmide alimentar;
Pesquisa sobre o vegetal que aparece na obra literária.

 2º momento
Retomada da aula anterior, com a participação dos alunos através de questionamentos sobre o vegetal pesquisado (o rabanete);
Atividades relacionadas ao assunto (de acordo com o nível da turma)
Pesquisa preço dos vegetais;
Pesquisa em sua residência junto a família sobre os vegetais utilizados na alimentação do seu dia a dia.

3º momento

Leitura deleite: O Sanduíche da Maricota
Dar continuidade as atividades através de observações dos resultados da pesquisa;
Confecção de gráfico ou tabela dos vegetais;
Atividade com situações problemas relacionada ao assunto (de acordo com o nível da turma);

 4º momento

Conhecendo a autora (biografia)
Leitura do recadinho que a autora Tatiana Belinky deixou para os leitores;
Produção escrita: responda a cartinha de Tatiana
Atividade impressa relacionada ao assunto – situações problemas (de acordo com o nível da turma
Extraclasse: Pesquisar cardápio da escola (receita)
  
5º momento

Fazer leitura e observações do cardápio da escola e das receitas realizadas através da pesquisa dos alunos;
Construção de uma receita de salada de frutas;
Salada de frutas, com frutas trazidas pelos alunos;
Dramatização da história O grande rabanete”
  

Sugestão, elaboração e créditos à Pedagoga Rita de Cassia Alves Ribeiro


Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...