Área envolvidas/Conteúdos trabalhados:
Lingua Portuguesa: Leitura, interpretação, lista, receita,
produção textual
Matemática: situações problemas, tabela, gráfico
Arte: Desenho, pintura, dramatização
Ciências: alimentação saudável, animais
1º momento
Roda de conversas com levantamento
dos conhecimentos prévios dos alunos sobre alimentação saudável;
Exposição de vídeo: Se alimentar
bem, é bom;
Contação de história “ Camilão, o
comilão”
Apresentação do livro ( exploração
da capa, nome do livro, autor)
Cartaz
coletivo (recorte e colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis)
Atividades relacionadas ao assunto (de acordo com o nível da turma);
2º momento
Retomada da aula anterior, através
de leitura
interativa com a participação das crianças através das ilustrações da história “Camilão, o comilão”;
Construção de lista com nomes dos
animais e alimentos que aparecem na história;
Atividades relacionadas ao assunto (de acordo com o nível da turma) - origem dos alimentos
3º momento
Conversas com reflexões sobre o papel dos amigos e a atitude do Camilo para agradecer
as doações de alimentos;
Atividades relacionadas ao assunto – produção textual/convite/
interpretação/ (de acordo com o nível da turma);
Ex: Elaborar a lista de convidados para a Festança da Comilança;
Fazer um convite;
Produção de texto: reescrever a história;
4º momento
Leitura deleite: O Sanduíche da
Maricota
Apresentação de cartaz com
pirâmide alimentar e exploração;
Construção da pirâmide alimentar
de Camilão, o comilão;
Atividade impressa relacionada ao assunto – situações problemas (de
acordo com o nível da turma)
5º momento
Leitura deleite” Poema salada de
frutas”;
Atividades relacionadas ao assunto
(de acordo com o nível da turma) receita/lista/gráfico;
Salada de frutas;
Dramatização da história “Camilão, o comilão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário