quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAMILÃO, O COMILÃO








Público Alvo - Ensino Fundamental - 1º ao 3º Anos
Área envolvidas/Conteúdos trabalhados:
Lingua Portuguesa: Leitura, interpretação, lista, receita, produção textual
Matemática: situações problemas, tabela, gráfico
Arte: Desenho, pintura, dramatização
Ciências: alimentação saudável, animais

1º momento
Roda de conversas com levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre alimentação saudável;
Exposição de vídeo: Se alimentar bem, é bom;
Contação de história “ Camilão, o comilão”
Apresentação do livro ( exploração da capa, nome do livro, autor)
Cartaz coletivo (recorte e colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis)
Atividades relacionadas ao assunto (de acordo com o nível da turma);


2º momento
Retomada da aula anterior, através de leitura interativa com a participação das crianças através das ilustrações da história “Camilão, o comilão”;
Construção de lista com nomes dos animais e alimentos que aparecem na história;
Atividades relacionadas ao assunto (de acordo com o nível da turma) - origem dos alimentos


3º momento
              Conversas com reflexões sobre o papel dos amigos e a atitude do Camilo para agradecer as doações de alimentos;
Atividades relacionadas ao assunto – produção textual/convite/ interpretação/ (de acordo com o nível da turma);
 Ex: Elaborar a lista de convidados para a Festança da Comilança;
Fazer um convite;
Produção de texto: reescrever a história;


4º momento
Leitura deleite: O Sanduíche da Maricota
Apresentação de cartaz com pirâmide alimentar e exploração;
Construção da pirâmide alimentar de Camilão, o comilão;
Atividade impressa relacionada ao assunto – situações problemas (de acordo com o nível da turma)

5º momento        
Leitura deleite” Poema salada de frutas”;
Atividades relacionadas ao assunto (de acordo com o nível da turma) receita/lista/gráfico;
Salada de frutas;
           Dramatização da história Camilão, o comilão”.



Sugestão, elaboração e créditos à Pedagoga Rita de Cássia Alves Ribeiro




Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...