terça-feira, 22 de maio de 2012

COMO DEVE SER A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO, TEMPO E MATERIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?




As Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil (2010) pontuam que para efetivação dos objetivos da Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

  • A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;
  • A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;
  • A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;
  • O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade;
  • O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades;
  • Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;
  • A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
  • A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.

Bibliografia Consultada:
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2010.

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