As
Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil (2010) pontuam que
para efetivação dos objetivos da Educação Infantil, as propostas pedagógicas
das instituições deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a
organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
- A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;
- A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;
- A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;
- O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade;
- O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades;
- Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;
- A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
- A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.
Bibliografia
Consultada:
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA
EDUCAÇÃO INFANTIL. Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, Brasília, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário