quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PERSPECTIVAS ATUAIS PARA EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS



Nos últimos anos, as esferas governamentais nacionais, a sociedade civil e alguns organismos internacionais (UNESCO, mais especificamente), estão buscando redefinir novos conceitos e por em prática novas concepções sobre educação, e, particularmente, sobre a Educação e Alfabetização de Adultos, visto que no mundo globalizado atual, os problemas, soluções e os desafios para a educação de cada realidade global, são entendidos como uma busca que exige a participação de governos, entidades civis e organismos internacionais.

Ireland (2002), ao tratar da recente mobilização pela educação de jovens e adultos no Brasil, destaca que para o efetivo desenvolvimento de práticas pertinentes e úteis às pessoas adultas que as procuram, é preciso compreender melhor como as atividades desenvolvidas nos programas se articulam e interagem com as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Mediante a influência de estudos e pesquisas científicas nos mais variados campos do conhecimento, tem se tentado uma nova definição dialética e metodológica para a alfabetização no país. Essa redefinição é respaldada, fundamentalmente, em novas teorias do conhecimento; da linguística; nos estudos sobre o processo de aquisição da língua escrita na criança e no adulto e nas concepções antropológicas e, histórico-políticas de Paulo Freire. Como bem destacado por Souza (1992, p.8):

Não basta, está evidente, “o compromisso político” do educador para assegurar uma alfabetização competente. É imprescindível um domínio da língua escrita e oral, das formas de expressões dialéticas dos alunos, compreender-se como se dão a aquisição do código escrito no adulto pouco alfabetizado e o seu desenvolvimento cognitivo ao longo do processo. Por vezes, os programas de alfabetização trazem impresso no processo de aprendizagem à marca da discriminação da oralidade e da escrita destes adultos em favor único da classe econômica e culturalmente dominante.

Nesse sentido, devemos entender que apesar da importância que se deva atribuir à necessidade da qualidade nas práticas educativas dos alfabetizadores, sobretudo, em relação à reflexão sobre a prática e a busca constante por metodologias adequadas ao ensino de jovens e adultos, é preciso compreender, primeiramente, que o processo educativo não se desenvolve em compartimentos isolados, fazendo parte de um processo que acompanha o jovem e o adulto ao longo da vida.

Nessa perspectiva, no contexto do mundo globalizado atual, a Educação para Todos ao longo da vida, vem se configurando no discurso das esferas governamentais, inclusive no Brasil, como uma pretensão e prioridade para o século XXI, muito embora reconheçamos que em muitas realidades globais, sequer a escolarização básica é ofertada qualitativamente a todos os indivíduos. Contudo, pela evolução do conceito de Educação e pela construção da verdadeira emancipação humana, esperamos que essa pretensão que hoje se configura em termos teóricos seja efetivamente atingida.


Referências:

IRELAND, Timothy. A história recente da mobilização pela educação de jovens e adultos no Brasil à luz do contexto internacional. In: Alfabetização e Cidadania – Revista de Educação de Jovens e Adultos, São Paulo, RAAAB, N.9, 2002;

SOUZA, Sandra Soares de. Breve Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Natal, UFRN, 1992.


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