quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dicas sobre como lidar com alunos desatentos




Visitando o Blog  alfabetizacaoconsciente encontrei uma postagem que traz dicas sobre como lidar os alunos mais desatentos. Vejam as dicas:


1. Mostre para a criança que você precisa da atenção dela, que você se importa com o seu aprendizado, por isso "pega tanto no seu pé"! 


2. Solicitar que coloquem embaixo da carteira todo o material, devendo ficar com as mãos vazias. Levantar a cabeça, sentar-se ereto e sempre olhar para você. Neste momento mantenha contato visual com as crianças que se distraem mais facilmente, se possível se aproxime delas durante a sua fala. 



3. Combine com eles um sinal para quando eles precisarem largar tudo e prestar atenção em você, pode ser: apagar as luzes, um sinal de apito leve, bater palmas três vezes, etc. "Isso vai ajudar as crianças a quebra de seu foco em tudo o que estavam fazendo e transferi-lo para você e o que você tem a dizer.



4. Colocar uma dose de humor no início de suas explicações ajuda a criança a se interessar pelo que você tem a dizer, fazer conexões com conhecimentos prévios e questioná-los também ajuda. 



5. Recompensá-los pelo foco e atenção que mantém nas aulas. Para algumas pessoas isto é visto como suborno, não sendo recomendado. Mas eu acredito que apelando para o bom senso não há nada de errado. Uma dica importante, não recompense toda hora. Faça isso quinzenalmente ou mensalmente. Também dê prêmios que sejam úteis para usar em sala de aula. 


6. Ter muita paciência! Mas muita mesmo, porque mesmo seguindo todas essas regras ainda haverá criança distraída: mexendo na unha, olhando para o teto, mexendo nos lápis, etc... Mas você ainda tem a opção de fazer de conta que não está vendo, e continuar, você consegue?!



Obs.: Existe o Transtorno de Déficit de Atenção, que é algo mais sério e precisa de um tratamento especial, então preste atenção se há possibilidade de alguma criança ter esse problema.



2 comentários:

Anônimo disse...

MARIA MUITAS VEZES CRIANCAS QUE APRESENTAM UM DÉFSTI DE ATENÇÃO PODE SER PORTADOR DE UMA DOENÇA NEUROLÓGICA CONHECIDA COMO ALTISMO,ONDE ESSAS CRIANÇAS EVITAM O CONTATO VISUAL,NÃO INTERAGEM COM AS OUTRAS PESSOAS E REPETEM FRASES USADAS POR OUTRAS PESSOAS SEJA NA TV OU NO COTIDIANO,GOSTARIA QUE VOCE POSTASSE UMA MATÉRIA ENFOCANDO ESSE ASSUNTO,POIS MUITOS PROFESSORES TEM DIFICULDADE DE TRABALHAR COM ESSAS CRIANÇAS QUE AS VEZES SAO CONFUNDIDAS COM CRIANCAS HIPERATIVAS.

Anônimo disse...

Me ajudou bastante. Obrigada!!!

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...