De acordo com Libâneo (1994), entre a Pedagogia, a Didática e a Sociedade existem relações de interdependências. Nesse contexto, a função da didática é organizar o processo de ensino-aprendizagem para efetivação da ação educativa.
No desenvolvimento da prática pedagógica, o professor pode se utilizar de diferentes didáticas, levando sempre em consideração alguma teoria que aceita como válida e eficaz para conduzir o processo de ensino-aprendizagem. A didática pode servir como um fundamento da ação educativa ou, apenas, como um instrumento técnico. Logo:
Quando a ação do professor fundamenta-se numa Didática Instrumental, sua prática se dá de forma isolada; sem contextualização; a histórica; desvincula-se da problemática do “para que” e do “porque” ensinar; baseia-se no pressuposto da neutralidade científica e técnica e, reduz-se a apenas a dimensão técnica do processo de ensino-aprendizagem;
Quando a ação do professor apoia-se numa Didática Fundamental, sua prática se dá de forma contextualizada; comprometida com a libertação e com a transformação social; considera a pesquisa e a realidade do aluno; faz-se uma mediação multidisciplinar, ou seja, leva-se em consideração o aspecto humano, técnico e político-social do processo de ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário