A família é o primeiro grupo social da criança. Nesse sentido, é lá, que ela constrói seus primeiros aprendizados e experiências de mundo . Por conseguinte, essas experiências já historicamente construídas, são levadas para a escola e serão ampliadas nesse novo grupo social.
Nessa perspectiva, para que a criança tenha um bom desempenho escolar é de extrema e fundamental importância a parceria no trabalho escola-família: a escola, valorizando e respeitando os saberes já experienciados pela criança e, a família, participando de todo esse novo processo, estimulando e orientando em suas atividades escolares cotidianas.
Sugestões para a família ajudar no rendimento escolar da criança:
(ver referência abaixo especificada)
- Interessar-se pelas coisas que a criança faz na escola e por tudo o que acontece naquele ambiente;
- Estabelecer uma rotina diária, na qual a criança tenha como responsabilidade estudar por um determinado tempo, ainda que não precise fazer lições de casa naquele dia;
- Estimular a criança a ler um livro, uma matéria interessante numa revista, um gibi, etc. O importante é a formação de hábitos relacionados à prática de estudo em casa;
- Visitar livrarias, bibliotecas, bancas de jornal, para que a criança tenha a oportunidade de conhecer e folhear diversos portadores de textos;
- Possibilitar que a criança escreva de acordo com seus conhecimentos, sem pressioná-la para questões que ainda são complexas e sem significado para ela, como ortografia, acentuação ou pontuação. A escrita é um processo que se constrói escrevendo e sem medo de errar;
- Sentar-se com a criança para fazer leituras variadas;
- Discutir com a criança notícias do dia-a-dia, ouvidas no rádio, TV, jornais, revistas, etc. Estimular a criança a expor suas opiniões, manifestar seus desejos e dúvidas, esclarecendo-a sempre que necessário.
Referência:
PARREIRA, Glaucia. Alfabetização lúdica/ Glaucia Parreira, Tathiana campos, Vera Lima. 2.ed. Ciranda Cultural, São Paulo, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário