domingo, 26 de junho de 2011

A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DA ALFABETIZAÇÃO




Conforme, Brandão e Leal (2005), “até a década de 80 do século XX, predominava a noção de que a alfabetização estaria garantida apenas com o treinamento de habilidades perceptuais e de coordenação motora (para uma letra bonita e legível) e com a memorização das associações entre grafemas e fonemas”.  Nesse sentido, a aprendizagem da leitura estava diretamente relacionada a juntar sílabas para formar e ler palavras.

Ainda segundo, Brandão e Leal, “não fazia parte do discurso escolar da época trazer para as salas de aula o mundo da escrita real, em seus diversos gêneros, e era também igualmente incomum se falar em leitura e produção de textos antes do final da alfabetização formal”.
Nessa perspectiva, conforme as autoras, “ao final da alfabetização, eram comuns casos de crianças capazes de copiar e ler palavras e frases isoladas com eficiência, mas incapazes de escrever um bilhete simples, ou entender o que estava escrito num cartaz na parede da escola”.

Foi através dos estudos de Emília Ferreiro e Ana teberosky que o processo de alfabetização passou a ser visto sobre uma nova perspectiva. Esses estudos, chamaram a atenção para o indicador de que a alfabetização implica uma construção conceitual, e não um processo limitado à memorização mecânica de famílias silábicas, para posteriormente, colocá-las em conjunto formando palavras, frases num texto a ser produzido ou lido.

Atualmente, o processo de alfabetização deve dedicar-se tanto a transformar os sinais gráficos em sons e vice-versa, quanto promover atividades em que se construam os sentidos das diferentes linguagens. Nesse sentido, no processo de alfabetização, os diversos gêneros textuais podem e devem ser explorados pelo professor.

Mediante o trabalho com a leitura e a produção de textos significativos para a criança, a aprendizagem da língua ocorrerá mais prazerosamente e, dessa forma, a leitura e escrita serão internalizadas pela criança, como representações significativas da comunicação humana.



Referência:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi, LEAL, Telma Ferraz. Em busca da construção de sentidos: o trabalho de leitura e produção de textos na alfabetização. Em: Leitura e produção de textos no processo de alfabetização. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

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