quarta-feira, 27 de junho de 2018

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL









SUGESTÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

·      Brincadeiras cantadas;
·      Adivinhas – “O que é, o que é?
·      Caminhadas exploratórias com mapas a serem ilustrados com o que for observado no caminho;
·      Produção coletiva de livro de histórias, com textos e ilustrações criadas pelas crianças;
·      Planejamento de entrevista com pessoas/profissionais ligados aos projetos em desenvolvimento;
·      Relatório de observação de uma experiência;
·      Manuseio e leitura de livros de literatura infantil;
·      Lista de combinados;
·      Lista de rotinas e atividades do dia;
·      Elaboração de tabelas e gráficos significativos em relação ao que está sendo trabalhado;
·      Bingo do nome, forca;
·      Leitura, planejamento e elaboração de mapas;
·      Montagem coletiva do quadro de horários das atividades da semana;
·      Planejamento e confecção de maquetes;
·      Leitura de histórias em quadrinhos;
·      Reconto de histórias;
·      Apresentação oral dos desenhos e demais trabalhos;
·      Leitura de mensagens eletrônicas e outros materiais encontrados na internet;
·      Preparar receitas culinárias;
·      Confecção de convites para um evento escolar;
·      Ouvir músicas e poesias, construir imagens a partir da experiência e registrá-las;
·      Elaboração conjunta de bilhetes informativos que as crianças levam para os responsáveis nas cadernetas (agendas); leitura;
·      Texto coletivo sobre aula-passeio, com descrição, narração, apreciações e avaliação do grupo;
·      Definição de regras/normas para a realização de tarefas, jogos e atividades que envolvam movimentos coletivos;
·      Apreciação estética de obras de arte (pintura, escultura, etc.);
·      Conhecimento de pessoas relevantes social e culturalmente, por meio de suas biografias: pintores, escultores, cientistas, entre outros;
·      Carta ou outro tipo de mensagem afetiva para mães, pais amigos;
·      Panfleto ou folder informativo;
·      Dramatização de histórias ou biografias, construção de personagens e cenas;
·      Rodas de conversa/leitura/mímica/piada, combinadas com antecedência para haver preparação;
·      Construção de portfólio.

Fonte: I Seminário de Formação PNAIC 2017/2018 - MÓDULO VI e VII – INTRODUÇÃO AO CADERNO 3 - file:///E:/apresentacao-seminario-i.pdf.

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...