ÁGUA: SABER CONSUMIR É NÃO DESPERDIÇAR
Objetivo:
Promover situações de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, quanto
à importância da água para a manutenção da vida no planeta e como utilizá-la racionalmente,
buscando
soluções individuais e comunitárias em relação ao seu consumo.
Público
Alvo: Ensino Fundamental - 4º e 5º Anos
Componentes
curriculares priorizados:
Ciências
Geografia
Matemática
Língua Portuguesa
Etapas:
10
Tempo Estimado – 10 dias.
ETAPA
1 – CONHECIMENTO PRÉVIO – Água: definições e importância
Objetivos
de aprendizagem
Definir o que é água e descrever
sua importância;
Ler em voz alta com
fluência.
Estratégias
de Ensino
Atividade
em Grupo – dividir a turma em grupos para responder as seguintes questões: O
que é água? Podemos viver sem água?
Justifique.
Solicitar
aos grupos que socializem as respostas, o professor pontua no quadro as
respostas dadas, selecionando apenas o que as diferencia;
Ler
o apanhado dos conhecimentos prévios sobre as questões e iniciar a ampliação
dos conhecimentos sobre o tema, destacando os objetivos do estudo.
Recursos
Folha impressa com as
questões para os grupos, caneta e borracha.
Avaliação da Aprendizagem
- Definiu satisfatoriamente o que é água?
Justificou bem a importância da água?
- Leu com fluência?
ETAPA 2 – AMPLIANDO CONHECIMENTO - Água: um
bem precioso da natureza
Objetivos
de aprendizagem
Ampliar conceitos sobre a água
e sua importância para a vida no planeta;
Ler com autonomia;
Localizar informação explicita
em texto
Estratégias
de Ensino
Atividade
no grande grupo – leitura compartilhada do texto: Água: um bem precioso da
natureza;
Após
a leitura compartilhada, realizar questionamento sobre informações explícitas
do texto: conceito de água, estados físicos da água, cobertura da terra, mediante
questionamentos orais.
Recursos
Texto impresso - Água: um bem precioso da
natureza
Avaliação
da Aprendizagem
Ampliou conceitos sobre a
água e sua importância para a vida no planeta?
Leu com autonomia?
Localizou informação
explicita em texto?
ETAPA
3 – AMPLIANDO CONHECIMENTO - Água: o recurso natural importante de nosso
planeta
Objetivos
de aprendizagem
Ampliar conceitos sobre a
água e sua importância para a vida no planeta;
Escrever e Ler com
autonomia;
Localizar informação
explicita em texto.
Estratégias
de Ensino
Atividade
em grupo – Listar 10 usos da água doce no cotidiano e socializar no grande
grupo a lista produzida;
Propor a leitura
compartilhada do texto: Água: o
recurso natural para importante de nosso planeta;
Após leitura, realizar
questionamentos sobre informações explícitas no texto, confrontando-as com as
listas produzidas previamente, ampliando assim, o repertório dos alunos sobre o
uso da água doce no cotidiano dos humanos e na manutenção das outras formas de
vida do planeta.
Recursos
Textos impressos – Lista de
usos da água doce e texto do Água: o recurso natural para importante de nosso
planeta e canetas
Avaliação
da Aprendizagem
Ampliou conceitos sobre a
água e sua importância para a vida no planeta?
Leu e produziu texto com
autonomia?
Localizou informação
explicita em texto?
ETAPA
4 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – Curiosidades
sobre a água
Objetivos
de aprendizagem
Investigar algumas
curiosidades sobre a água
Ler com autonomia;
Produzir texto com
autonomia.
Estratégias
de Ensino
Atividade
em Dupla – Pesquisa na Internet – Curiosidades
sobre a água
Cada
Dupla registrará os resultados em cartaz e socializará os resultados no grande
grupo.
Recursos
Computador, cartolina peso
40, lápis, caneta.
Avaliação
da Aprendizagem
Investigou as curiosidades
com autonomia?
Soube expressar-se sobre o
assunto com propriedade?
Leu e produziu texto com
autonomia (cartaz)?
ETAPA 5
– AMPLIANDO CONHECIMENTO – Consumo de água
e racionamento
Objetivos
de aprendizagem
Refletir sobre o desperdício
de água e como proceder para economizá-la.
Produzir tabelas e gráficos
Estratégias
de Ensino
Propor
uma pesquisa sobre as atividades cotidianas em que os alunos mais desperdiçam água, elencando os resultados numa Tabela de Desperdício de Água da Turma,
previamente esboçada. O professor fará a mediação, questionando cada aluno e
escrevendo os resultados.
Após
a construção da tabela, fazer o resumo dos resultados através da elaboração do Gráfico
de Desperdício de Água da Turma. Tendo a tabela como referencia para
construção do gráfico, o professor fará a mediação, questionando quanto aos
resultados e como deverá ser estruturação do gráfico, com posterior leitura
geral para a turma.
Feito
o gráfico, realizar a leitura compartilhada do texto: Consumo de água e racionamento, fazendo um paralelo do texto com os resultados
encontrados de desperdício da turma e refletindo sobre algumas atitudes
necessárias para economizar água.
Recursos:
Cartolinas peso 40, pincel
atômico, texto impresso.
Avaliação
da Aprendizagem
Soube expressar-se sobre o
assunto com propriedade?
Fez a leitura e análise de
dados de maneira satisfatória?
Compreendeu estruturalmente
como é possível criar um gráfico?
ETAPA
6 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – Qual a
importância da água para os membros da comunidade?
Objetivos
de aprendizagem
Investigar a importância da
água na visão das pessoas da comunidade;
Ler, escrever com autonomia.
Estratégias
de Ensino
Atividade
em Dupla – Pesquisa – Qual a
importância da água para os membros da comunidade?
Elaborar
questionário (ou utilizar a sugestão de questionário em anexo), ler com os
alunos as questões propostas, explicar os procedimentos de pesquisa de rua,
enviar como atividade para casa;
Cada
Dupla socializará os resultados da pesquisa na aula seguinte.
Recursos
Questionário de pesquisa,
lápis, caneta, borracha.
Avaliação
da Aprendizagem
Investigou a importância da
água para as pessoas da comunidade?
Leu e produziu e analisou texto
com autonomia?
ETAPA
7 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – Ausência de
chuvas e suas implicações para a vida na comunidade
Objetivos
de aprendizagem
Discutir os resultados da
pesquisa realizada junto à comunidade;
Refletir sobre as secas na
região nordeste e suas implicações para a vida da população do campo.
Estratégias
de Ensino
Socialização
dos resultados da pesquisa da Atividade para Casa– Pesquisa: Qual a importância
da água para os membros da comunidade?
Avaliação
geral da atividade de pesquisa e mediante algumas questões lançadas pelo
professor, sobre a situação das comunidades rurais quanto a falta de chuva.
Leitura Compartilhada e discussão sobre o Noticiário:
Mais de
850 municípios brasileiros enfrentam problemas por falta de água em 2017.
Recursos
Questionário de pesquisa e Texto
impresso (noticiário)
Avaliação
da Aprendizagem
Realizou, apresentou e
discutiu satisfatoriamente os resultados da pesquisa?
ETAPA
8 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – Consumo de
água no mundo
Objetivos
de aprendizagem
Conhecer os principais
países que mais consumem água no mundo e a recomendação da ONU quanto ao
consumo diário por pessoa.
Estratégias
de Ensino
Apresentar uma lista com os
países que mais consumem água no mundo;
Fazer a leitura e análise da
lista como os alunos;
Refletir
sobre o consumo de água diário dos alunos, tendo como parâmetro a recomendação
da ONU, propondo aos alunos que observem o comprovante de consumo de água mensal
emitido pela companhia de água.
Recursos
Lista de consumo de água.
Avaliação
da Aprendizagem
Participou das discussões
satisfatoriamente?
Mostrou-se sensível quanto à
problemática?
ETAPA
9 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – O perigo das águas poluídas
Objetivos
de aprendizagem
Refletir sobre os perigos das águas poluídas para a vida dos seres humanos;
Discutir sobre poluição das
águas na comunidade.
Estratégias
de Ensino
Exposição do vídeo - Doenças
transmitidas pela água poluída;
Conversar
com os alunos sobre como eles costumam de portar nos períodos chuvosos, como
conservam a água em casa, destacando os perigos pelos quais a população passa
em decorrência da utilização de água poluída.
Recursos
Vídeo - Doenças transmitidas
pela água poluída.
Avaliação
da Aprendizagem
Discutiu satisfatoriamente o
conteúdo do vídeo?
Fez relação do conteúdo
apresentado com suas vivencias?
ETAPA
FINAL – CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS– Água:
saber consumir é não desperdiçar
Objetivos
de aprendizagem
Interagir com a comunidade,
no intuito de sensibiliza-la acerca da importância da água para a vida, seu
consumo responsável.
Estratégias
de Ensino
Para a mobilização junto à
comunidade – sugestões
Sugestão
1 - Tendas Reflexivas - Exposição de
trabalhos para a comunidade – Um resumo do estudo realizado em sala, por meios
de 03 tendas (3 grupos de trabalho), nas quais os alunos tratariam em, separado,
os temas específicos: A importância da
água para a manutenção da vida(T1) – Agua - consumo e desperdício(T2) - Os
perigos da poluição das águas para os seres humanos (T3); utilizando-se de
diferentes estratégias de exposição: vídeos, cartazes educativos, painéis
temáticos, apresentações musicais, dentre outras.
Sugestão
2 - Folheto Informativo –
elaboração de um resumo geral do estudo – posteriormente realizar panfletagem
na comunidade, objetivando sensibilizar quanto a necessidade de preservação
desse recurso natural.
Recursos
Materiais a serem
selecionados pelo grupo, conforme escolha de estratégias de exposição.
Avaliação
da Aprendizagem
Engajou-se no trabalho de
mobilização?
Demonstrou domínio quanto a
problemática?
ANEXOS
QUESTÕES
PRÉVIAS
ÁGUA:
definição e importância
O
que é água?
Podemos
viver sem água? Justifique.
Texto 1 - Água: um bem precioso da natureza
A água é um composto químico
formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é
H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais
juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal
misturada a água.
A água pura não possui cheiro nem cor. Ela
pode ser transformada em gelo (solidificação) quando está numa temperatura de
zero grau Celsius. A água ferve quando atinge a temperatura de 100 graus
Celsius (no nível do mar).
Cerca de três quartos da
superfície do planeta Terra é coberto por água. Em função deste aspecto, nosso
planeta, visto do espaço, assume uma cor azulada. Sem este líquido precioso o
ser humano não teria se desenvolvido neste planeta. Basta dizer que o corpo do
ser humano é quase totalmente formado por água. A água também é fundamental
para a vida dos outros animais e plantas do nosso planeta.
A água é extremamente importante para o homem.
Na antiguidade, por exemplo, as grandes civilizações se desenvolveram às
margens de rios. Os egípcios, por exemplo, dependiam das águas do rio Nilo para
quase tudo. A civilização da Mesopotâmia também utilizou este recurso natural
dos rios Tigre e Eufrates.
Quais
os principais usos da água doce?
|
|
|
|
|
Texto 2 - Água:
o recurso natural para importante de nosso planeta
Antes
de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta.
Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a
Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta
(cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou
seja, própria para o consumo. Levando em conta que a população mundial atual é
de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância
que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente.
Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste
início de milênio.
Importância
da água doce para os seres humanos (principais usos da água):
-
Funcionamento e manutenção do corpo humano.
- Irrigação na agricultura (produção de
alimentos para os seres humanos). Uso também na pecuária (criação de gado).
- Funcionamento dos ecossistemas (fauna e
flora), tanto aquáticos quanto terrestres.
- Uso da água na produção industrial (bens
materiais, medicamentos, alimentos industrializados, etc.).
- Geração de energia nas usinas hidrelétricas.
- A evaporação da água doce das principais
fontes hídricas (rios, lagos, açudes e represas) são importantes na formação de
chuvas e da umidade do ar.
Pesquisa - Curiosidades sobre a água
-
A água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.
- Á água é vital para a existência de todas as
formas de vida conhecidas em nosso planeta.
- A água cobre cerca de 70% da superfície da
Terra.
- Em condições normais de temperatura e
pressão, a água é encontrada em estado líquido.
- Cerca de 75% do corpo humano é composto por
água.
- Cerca de 70% da água existente na Terra é
salgada (encontrada nos oceanos).
- A água está presente nos cometas na forma de
gelo. A cauda de um cometa é formada, principalmente, por água em estado gasoso
(vapor).
- Em pequena quantidade, a água em estado
líquido é incolor. Em grande quantidade, como em lugares profundos, a água
assume a cor azul-esverdeada.
- Já no estado sólido (gelo) a água assume uma
tonalidade azulada quando presente em grande quantidade.
- Cerca de 70% da água doce do nosso planeta é
usado nas atividades da agricultura.
- O consumo residencial é responsável pelo
consumo de, aproximadamente, 10% da água doce.
- O ponto de ebulição da água (transforma-se
em vapor) ocorre aos 100 ºC, desde que o processo ocorra num local ao nível de
mar. Em altitudes maiores, onde a pressão atmosférica é menor, o ponto de
ebulição da água é menor.
- A água é o solvente mais utilizado no mundo,
estando presente em diversas atividades industriais, domésticas e científicas.
- A água pura conduz pouca energia elétrica.
- A quantidade de água na superfície terrestre
é de, aproximadamente, 1.386 milhões de quilômetros cúbicos.
- Em diversas religiões a água é considerada
um importante elemento purificador do corpo e da alma.
- Na água mineral encontram-se diversos
elementos químicos, principalmente minerais. Os principais são: sulfato de
cálcio, sulfato de magnésio, cloreto de sódio, óxido de alumínio, óxido de
silício, bicarbonato de magnésio, cloreto de potássio e sulfato de estrôncio.
- A água é o composto químico presente em
maior quantidade em nosso planeta.
- A água pode ser encontrada em três estados:
sólido (gelo), líquido e gasoso (vapor).
- As nuvens são formadas, principalmente, por
água em estado gasoso (vapor).
- No planeta Terra existe cerca de 1,4 trilhão
de metros cúbicos de água.
- A água possui elevada capacidade térmica
(absorver ou perder calor) em comparação a outras substâncias comuns, quando
submetidas a mesma temperatura.
Texto 3 - Consumo de água e
racionamento
A
água é um bem precioso que deve ser consumido de forma racional. Estudiosos
apontam que, futuramente, a água poderá se tornar rara caso continue ocorrendo
desperdício. Em algumas regiões do mundo, principalmente nas mais pobres, já
ocorre a falta de água.
Dicas
de racionamento e tratamento de água no dia-a-dia:
- Não use água para lavar carros e calçadas;
-
Ao escovar os dentes, feche a torneira;
-
Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;
-
Acabe com os vazamentos em canos residenciais;
-
Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de
tratamento de água;
-
Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente a
empresa de água responsável ou a prefeitura.
-
Junte uma boa quantidade de roupas antes de coloca-las na máquina de lavar;
-
Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não
jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as
águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de
água.
Lembre-se: se todos economizarem a água
não vai faltar. Racionando, podemos ajudar o meio ambiente e economizar
dinheiro. Ganha-se duas vezes.
TABELA DE DESPERDÍCIO DE
ÁGUA DA TURMA
NOME
DO ALUNO
|
ATIVIDADE
|
|
|
|
|
PESQUISA JUNTO A
COMUNIDADE
Qual a importância da
água para os membros da comunidade?
Nome do pesquisado:
_____________________________________________________
Anos completos: _________
Questões sugeridas:
1.
O que é água?
2.
Podemos viver sem água? Justifique.
3.
Você acha importante economizar água?
Por quê?
4.
Em sua casa você gasta mais água
fazendo que tipo de atividade?
5.
O que você fazia e tem deixado de
fazer para poupar a água?
6.
Na comunidade, em quais atividades
utilizamos mais água?
7.
Como você imagina que ficará a
comunidade se tivermos um longo período sem chuvas?
Noticiário - MAIS DE 850 MUNICÍPIOS
BRASILEIROS ENFRENTAM PROBLEMAS POR FALTA DE ÁGUA EM 2017
Fabíola Sinimbu e
Líria Jade - Repórteres da Agência Brasil
Em 2017, em todo o Brasil,
já são 872 as cidades com reconhecimento federal de situação de emergência
causada por um longo período de estiagem. A região mais afetada é a do Nordeste
e o estado da Paraíba é o que concentra maior número de municípios, com 198 que
comunicaram o problema à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil
(Sedec).
O professor Sérgio Koide, do
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB),
explica que o que deflagra o processo da crise hídrica é o clima, mas a falta
de planejamento faz com que a margem de segurança entre a oferta e a demanda
seja muito pequena. “Com um bom planejamento e com investimentos, você consegue
fazer uma gestão mesmo em situações de certa escassez de recursos”, explica.
Para ele, o risco de insuficiência de água para o abastecimento ocorre quando o
planejamento não é cumprido, na medida que a oferta vai se aproximando da
demanda. “Neste caso, é preciso fazer um novo planejamento, com antecedência, e
adotar as medidas necessárias, como investimentos em obras, para evitar a falta
de abastecimento.”
O engenheiro explica que, no
Distrito Federal, por exemplo, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito
Federal (Caesb) sabia desde o ano 2000 que “a partir de 2005 a demanda se
aproximaria perigosamente da oferta”. “De maneira geral, as pessoas que
trabalham com o planejamento conseguem antever quando vai começar a zona de
risco, mas como o planejamento é longo prazo e os investimentos são altos, nem
sempre eles são cumpridos.”
QUANTITATIVO DE
MUNICÍPIOS COM RECONHECIMENTO VIGENTE POR ESTIAGEM/SECA
Com respectivamente 154 e
140 cidades em situação de emergência, os estados do Rio Grande do Norte e
Ceará, também sofrem sem água. Segundo a meteorologista Morgana Almeida, chefe
da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta
situação é reflexo de um acúmulo dos impactos causados pelo El Niño. “Temos que
olhar para o retrovisor. O El Niño é um fenômeno que acontece há cinco anos e
atingiu seu ápice nos últimos três, o que levou o semiárido nordestino a uma
situação de seca excepcional e isto impacta diretamente nos reservatórios que
abastecem as cidades da região.”
O estado do Ceará, por
exemplo, vem enfrentando secas seguidas desde 2011, o que fez com que o volume
de água armazenado esteja atualmente em 8,8% dos reservatórios, o menor em mais
de vinte anos. Mesmo com uma das situações mais críticas no Brasil, ainda não
houve racionamento de água no consumo da população cearense.
De acordo com o diretor de
negócios do interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Helder
Cortez, a companhia e representantes do estado e do governo federal se uniram
para elaborar ações que buscassem reverter o problema hídrico em cada um dos
municípios. Como resultado destas ações o estado conseguiu reduzir em média 21%
o consumo por ligação na Região Metropolitana de Fortaleza. Para Helder esse
resultado foi “fruto de uma campanha de comunicação e sensibilização da
sociedade”, mas não garante ainda o reabastecimento dos reservatórios. “A
recarga da região metropolitana de Fortaleza ainda está fraca. Se continuarmos
assim deveremos fazer um novo estudo e talvez chegar a um contingenciamento
mais severo.”
Na Bahia, desde o mês
passado, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) determinou o
racionamento de água 13 municípios da região Centro Norte do Estado, por causa
da falta de chuvas. De acordo com a Embasa, a Bahia está enfrentando “a pior
seca dos últimos 100 anos”. O racionamento atingiu as cidades de Jacobina,
Pindobaçu Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Serrolândia, Várzea do Poço,
Caldeirão Grande, Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Andorinha e Senhor
do Bonfim. Além dos municípios do Centro Norte da Bahia, estão em situação de
alerta outros 81 municípios baianos.
Na Paraíba, o número de
cidades com problemas de abastecimento de água devido à estiagem aumentou 60%
em um ano. Segundo dados da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a
quantidade de cidades em racionamento eram 102 no ano passado e, agora, são 198.
Outra região também afetada
pelos efeitos do El Niño é o Centro-Oeste. O Distrito Federal decretou situação
de emergência no fim de janeiro, quando sofreu reduções significativas no
reservatório da Barragem do Rio Descoberto e atingiu o nível crítico abaixo de
20%. Diferente do estado do Ceará, ainda em janeiro o DF iniciou um calendário
de racionamento que inicialmente atingiu 1,8 milhão de pessoas.
Com a estiagem e a
diminuição do nível do segundo maior reservatório da região, o de Santa Maria,
a região central de Brasília, o Plano Piloto, também foi incluído no
racionamento, ficando de fora apenas a Esplanada dos Ministérios e os hospitais
públicos.
Não é de hoje que o mundo
chama a atenção para a importância da gestão racional da água, o debate é antigo
e vem sendo reforçado ao longo da história com marcos como o Dia Mundial da
Água, decretado em 1992, pela Organização das Nações Unidas, ou o Ano
Internacional de Cooperação pela Água, que em 2013 foi dedicado pela
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para
reflexão sobre o tema.
No entanto, mesmo com tantos
reforços para lembrar sobre a importância dos recursos hídricos do planeta, as
pessoas ainda não aprenderam a gerir de forma adequada a água. No Brasil,
algumas cidades já percebem este impacto em seus cotidianos, a história
continuará se repetindo se não houver mais conscientização. Este ano regiões
Nordeste e Centro-Oeste são as mais afetadas, mas há um ano São Paulo, por
exemplo superou a maior crise hídrica de sua história, que teve início em
janeiro de 2014.
LISTA
DE CONSUMO MUNDIAL DE ÁGUA
Lista* dos
países que mais consomem água no mundo em valores per capita (litros por
pessoa) em comparação com alguns dos que menos consomem ou que apresentam
utilização moderada.
Lista
de utilização diária média por pessoa dos países:
Estados Unidos – 575 litros
por pessoa
Austrália – 495 litros por
pessoa
Itália – 385 litros por
pessoa
Japão – 375 litros por
pessoa
México – 365 litros por
pessoa
França – 285 litros por
pessoa
Brasil – 185 litros por
pessoa
Peru – 175 litros por pessoa
Reino Unido – 150 litros por
pessoa
Índia – 135 litros por
pessoa
China – 85 litros por pessoa
Nigéria – 35 litros por
pessoa
Etiópia – 15 litros por
pessoa
Recomendado pela ONU – 110
litros por pessoa
____________________________
* Fonte dos dados: Guia do
Estudante (Editora Abril, 2009).
Nenhum comentário:
Postar um comentário