Conforme a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, a criança passa por três Estádios de desenvolvimento musical:
- Aculturação - fase em que a criança está exposta à cultura musical que a rodeia, observando os sons do meio;
- Imitação - momento em que a criança começa a imitar os sons produzidos pelo ambiente e pelos adultos;
- Assimilação - fase na qual a criança aprende a coordenar os seus movimentos com o canto e a respiração.
Em todos esses estádios, o instrumento privilegiado é a voz. Assim, na sala de aula, o professor utilizando a voz como principal instrumento musical, será referência para a criança, que aprenderá a distinguir a voz cantada da voz falada, bem como a sensação de cantar afinado. Um aspecto que também deverá ser considerado pelo professor é o movimento, que segundo Gordon, é essencial para desenvolver o sentido rítmico e a consciência corporal.
O que poderá ser feita pelo professor na iniciação musical?
- Cantar bastante com os alunos, variando o repertório ou recorrendo a CDs;
- Brincar de roda, uma atividade na qual a criança canta, apura sua afinação e desenvolve a percepção rítmica e melódica;
- Assistir filmes que tenham à música como contexto;
- Contar histórias cantando, utilizando a dramatização ou fantoches;
- Bater bola obedecendo comandos;
- Pular corda variando sua velocidade;
- Adivinhar sons de variados objetos;
- Construir objetos sonoros;
- Escutar o ambiente, entre outras.
- Trabalhar apenas a letra da música(que é somente sua poesia);
- Utilizar a música apenas para apresentação em ocasiões especiais: carnaval, páscoa, são joão, etc.;
- Usar a música somente para formar hábitos e atitudes: canções de higiene, alimentação ou memorização do alfabeto;
- Forçar atividades com bandinhas rítmicas, principalmente se os instrumentos forem confeccionados com sucata, que não produzirá boa sonoridade.
Um comentário:
olá! Gostei dessas dicas para trabalhar com música. Amo inseir a música em meus planos de aula.
Postar um comentário