sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O PLANO DE AULA E SEUS COMPONENTES

           

          

Muito se tem escrito sobre planos de ensino. Conforme MASETTO (1997), enquanto documento escrito, um plano de ensino pode ser compreendido como um elo de comunicação entre professor, aluno, demais professores e direção escolar.

Contudo, especificamente quanto aos planos de aulas, temos visto cotidianamente, que muitos profissionais em educação apenas elaboram roteiros elencando a ordem do que será executado, sem sequer, receber orientação por parte da coordenação pedagógica.

O resultado da ausência de um planejamento eficiente de aulas reflete diretamente na didática da escola como um todo e ela acaba por trabalhar sem uniformidade, já que cada professor segue sua própria didática.

Nessa perspectiva, compreender as especificidades do plano de aula para a operacionalização do ensino é algo fundamental a qualquer profissional em educação, já que para desenvolver um bom trabalho educativo é necessário planejamento.

Assim, fiz uma busca na internet de modelos estruturais de planos de aula e encontrei esse abaixo, que foi elaborado e postado por Priscila costa felis no blog sobre Educação, Assunto de educação, que penso ser bastante relevante ao nosso trabalho.


Modelo estrutural de um plano de aula

      1 Identificação do plano:

·         Nome da instituição de ensino;
·         Nome do curso;
·         Ano letivo e bimestre;
·         Nome do professor ministrante;
·         Área do conhecimento;
·         Carga horária e data;
·         Tema da aula ou assunto


2 Conteúdo (programático):

  Estabelecimento de tópicos na seqüência em que vão ser apresentados no decorrer da aula;

3 Objetivos:

 Estabelecimento do que e do para que da aula, Ex: ampliar o conhecimento dos alunos sobre aquecimento global para que os mesmos possam desenvolver maior senso crítico acerca da problemática.

4 Procedimentos metodológicos:

      Elencar os procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem. Considere que toda aula tem abertura, desenvolvimento e encerramento (início, meio e fim), especifique a seqüência lógica do que pretende desenvolver.

Aulas expositivas e/ou dialogadas;
Dinâmicas;
Debates;
Seminários;
Exercícios;
Análises;
Situações-problemas;
E outros que o professor julgue necessário.

5 Recursos didáticos:

A designação dos recursos áudios-visuais que serão utilizados, mostra a dinâmica da aula.

Quadro de giz;
Retroprojetor;
Data show;
Cartazes;
Painéis;
Vídeo;
DVD;
E outros que o professor julgue necessário.

6 Avaliação:

Designa de que forma o professor avaliará os alunos na aula.

Participação;
Análise de caso;
Atividades práticas;
Situações-problemas;
Apresentação de trabalhos;
E outros que o professor julgue necessário.

7 Referências:

Indicar conforme as normas vigentes, os autores e obras utilizados na preparação da aula (livros didáticos utilizados pela escola, indicar periódicos e sites visitados).



      

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei bastante desta forma de apresentação para um plano de aula.
Obrigada e continue assim.
Jane

Unknown disse...

Gostei bem explicado.

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...