quarta-feira, 30 de junho de 2021

BRINCANDO COM AS EMOÇÕES


O trabalho educativo com as habilidades e competências socioemocionais pode ser realizado mediante várias situações interativas: rodas de conversas, apreciação de filmes, pesquisas, brincadeiras, dentre outras situações. 

Abaixo seguem algumas sugestões de brincadeiras para o desenvolvimento do tema emoções. As sugestões têm por objetivos - nomear emoções,  identificar características e situações vivenciais relacionadas as mesmas, bem como  expressão de emoções. 

CAIXINHA DAS EMOÇÕES – Emojis  - Nomear emoções/identificar características de emoções

Enfeitar uma caixinha ou latinha;

Imprimir vários Emojis;

Chamar a criança para retirar um emoji;

Conforme o emoji retirado fazer perguntas sobre a mesma;

Exemplos:

Carinha chorando (o que o faz chorar?)

Carinha sorrindo (o que o deixa feliz, animado?)

Carinha calada (você tem algum segredo que gostaria de nos contar?)


DADO DAS EMOÇÕES – Nomear emoções/ Identificar características de emoções

Construir um dado com 6 expressões emocionais – alegria/amor/raiva/medo/inveja/decepção;

Criar 4 perguntas relacionadas a cada uma das 6 expressões do dado;

Criar 4 cartões numerados (1,2,3 e 4) para sortear a questão emocional que será respondida;

Após jogar o dado e escolher o número da questão a ser respondida – falar sobre a pergunta ou expressar situações sobre a emoção.


SELFIE DAS EMOÇÕES – Representar emoções

Brincar de fotografar emoções

Exemplos:

Foto triste/foto feliz/ foto assustado/foto com raiva/foto apaixonado/foto com nojo, etc.


RABISCAR EMOÇÕES – Representar e expressar emoções

Giz de cera de cores diversas;

Papel;

Colocar música suave – sons da natureza ou instrumentais;

Rabiscar a sensação emocional que está sentindo no momento.


MÍMICA DAS EMOÇÕES – Representar emoções

Confeccionar um saquinho;

Escrever várias situações emocionais para ser feito a mímica/dramatização;

Chamar a criança para retirar uma situação emocional e dramatiza-la para o grande grupo.


BRINCAR COM FANTOCHES – Representar emoções

Disponibilizar alguns fantoches;

Solicitar a criança para criar histórias – alegres/triste/assustadoras, etc...


BRINCADEIRA DO ABRAÇO – Expressar emoções

Momento do aconchego diário – abraçar criança em situações de conflitos, birra, desrespeito (a Psicologia reforça que quanto mais uma criança nos desafia, mais ela necessita ser aconchegada)  


DESENHAR EMOÇÕES – Expressar e representar emoções

Disponibilizar papeis e canetas as crianças

Solicitar que elas desenhem uma carinha que expresse como ela está se sentindo no momento ou expressões faciais


LIBERE EMOÇÕES – Expressar emoções 

Em momentos de desatenção, conflitos, desânimo – solicitar que a criança realize em 10 segundos uma ação emocional.

Exemplos:

10 segundos para gritar;

10 segundos para pular;

10 segundos para abraçar um colega;

10 segundos para pedir desculpas ao colega;

10 segundos para uma risada gostosa;

10 segundos para relaxar ao seu modo – deitar, cantar, dançar...


As crianças vão amar as brincadeiras!


Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...