CAMPOS
DE EXPERIÊNCIAS – OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
| 
LEGENDA  
Cada
  objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código
  alfanumérico cuja composição explicada a seguir: 
EI03TS01 
EI: indica a etapa da
  Educação Infantil 
03: indica a faixa etária (01:
  bebês; 02: crianças bem pequenas e 03: crianças pequenas) 
TS: indica o campo de
  experiência ( EO= o eu, o outro e o nós; CG= corpo, gestos e movimentos; TS=
  traços, sons, cores e formas; EF= escuta, fala, pensamento e imaginação). 
01:
  indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de
  experiência para cada grupo/ faixa etária | 
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS -  “O EU, O OUTRO E O
NÓS”
| 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | 
| 
(EI03EO01) 
Demonstrar empatia pelos 
outros, percebendo que 
as pessoas têm diferentes 
sentimentos, necessidades e 
maneiras de pensar e agir. 
(EI03EO02) 
Agir de maneira independente, 
com confiança em suas 
capacidades, reconhecendo 
suas conquistas e limitações 
(EI03EO03) 
Ampliar as relações 
interpessoais, desenvolvendo 
atitudes de participação e 
cooperação. 
(EI03EO04) 
Comunicar suas ideias e 
sentimentos a pessoas e 
grupos diversos. 
(EI03EO05) 
Demonstrar valorização das 
características de seu corpo 
e respeitar as características 
dos outros (crianças e adultos) 
com os quais convive. 
(EI03EO06) 
Manifestar interesse e 
respeito por diferentes 
culturas e modos de vida. 
(EI03EO07) 
Usar estratégias pautadas 
no respeito mútuo para lidar 
com conflitos nas interações 
com crianças e adultos. | 
CAMPO
DE EXPERIÊNCIAS - “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”
| 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | 
| 
(EI03CG01) 
Criar com o corpo formas 
diversificadas de expressão 
de sentimentos, sensações 
e emoções, tanto nas 
situações do cotidiano 
quanto em brincadeiras, 
dança, teatro, música. 
(EI03CG02) 
Demonstrar controle e 
adequação do uso de seu 
corpo em brincadeiras e 
jogos, escuta e reconto 
de histórias, atividades 
artísticas, entre outras 
possibilidades. 
(EI03CG03) 
Criar movimentos, gestos, 
olhares e mímicas em 
brincadeiras, jogos e 
atividades artísticas como 
dança, teatro e música. 
(EI03CG04) 
Adotar hábitos de 
autocuidado relacionados 
a higiene, alimentação, 
conforto e aparência. 
(EI03CG05) 
Coordenar suas habilidades 
manuais no atendimento 
adequado a seus interesses 
e necessidades em situações 
diversas. | 
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS -
| 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | 
| (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. | 
CAMPO
DE EXPERIÊNCIAS -  “ESCUTA, FALA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”
| 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | 
| 
(EI03EF01) 
Expressar ideias, desejos 
e sentimentos sobre suas 
vivências, por meio da 
linguagem oral e escrita 
(escrita espontânea), de 
fotos, desenhos e outras 
formas de expressão. 
(EI03EF02) 
Inventar brincadeiras 
cantadas, poemas e 
canções, criando rimas, 
aliterações e ritmos. 
(EI03EF03) 
Escolher e folhear livros, 
procurando orientar-se 
por temas e ilustrações e 
tentando identificar palavras 
conhecidas. 
 (EI03EF04) 
Recontar histórias ouvidas 
e planejar coletivamente 
roteiros de vídeos e de 
encenações, definindo os 
contextos, os personagens, 
a estrutura da história. 
(EI03EF05) 
Recontar histórias ouvidas 
para produção de reconto 
escrito, tendo o professor 
como escriba. 
(EI03EF06) 
Produzir suas próprias 
histórias orais e escritas 
(escrita espontânea), em 
situações com função social 
significativa. 
(EI03EF07) 
Levantar hipóteses sobre 
gêneros textuais veiculados 
em portadores conhecidos, 
recorrendo a estratégias de 
observação gráfica e/ou de 
leitura. 
(EI03EF08) 
Selecionar livros e textos 
de gêneros conhecidos para 
a leitura de um adulto e/ou 
para sua própria leitura 
(partindo de seu repertório 
sobre esses textos, como a 
recuperação pela memória, 
pela leitura das ilustrações 
etc.). 
(EI03EF09) 
Levantar hipóteses em 
relação à linguagem escrita, 
realizando registros de 
palavras e textos, por meio 
de escrita espontânea. | 
CAMPO
DE EXPERIÊNCIAS -  “ESPAÇOS , TEMPOS,QUANTIDADES
, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”
| 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | 
| 
 (EI03ET01) 
Estabelecer relações 
de comparação entre 
objetos, observando suas 
propriedades. 
(EI03ET02) 
Observar e descrever 
mudanças em diferentes 
materiais, resultantes 
de ações sobre eles, em 
experimentos envolvendo 
fenômenos naturais e 
artificiais. 
(EI03ET03) 
Identificar e selecionar 
fontes de informações, para 
responder a questões sobre 
a natureza, seus fenômenos, 
sua conservação. 
(EI03ET04) 
Registrar observações, 
manipulações e medidas, 
usando múltiplas linguagens 
(desenho, registro por 
números ou escrita 
espontânea), em diferentes 
suportes. 
(EI03ET05) 
Classificar objetos e figuras 
de acordo com suas 
semelhanças e diferenças. 
(EI03ET06) 
Relatar fatos importantes 
sobre seu nascimento e 
desenvolvimento, a história 
dos seus familiares e da sua 
comunidade. 
(EI03ET07) 
Relacionar números às suas 
respectivas quantidades 
e identificar o antes, o 
depois e o entre em uma 
sequência. 
(EI03ET08) 
Expressar medidas (peso, 
altura etc.), construindo 
gráficos básicos. | 
Referência - BNCC

 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário