quinta-feira, 15 de setembro de 2011

COMO SE DÁ O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO A PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA?




Segundo Silva (1998), a construção do conhecimento psicopedagógico só pode ser pensada através da interrelação de três eixos: a dimensão cognitiva, a dimensão relacional e a dimensão afetiva. Nesse sentido, tal processo engloba aspectos do próprio sujeito que conhece.

Nessa perspectiva, a partir da psicopedagogia pode-se inferir que a causa dos problemas de aprendizagem não se encontra unicamente na estrutura individual, uma vez que o sintoma também pode se inscrever em decorrência de uma série de fatores, tais como, metodologia pedagógica; vínculo do sujeito com a escola e professores; a trama particular dos vínculos familiares, entre outros.

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...