quinta-feira, 13 de julho de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - O VALOR DA AMIZADE


           
     
Objetivo Geral de Aprendizagem: Vivenciar situações de reflexões quanto à importância de ser e ter amigos.
Objetivo Geral de Ensino: Promover momentos de interação que possibilitem ao aluno ampliar a compreensão sobre o valor da amizade.
Público Alvo: Ensino Fundamental - 1º ao 5º Anos
Componentes curriculares priorizados:
- História
- Língua Portuguesa
- Arte
Etapas: 04
Tempo de estimado – 04 dias

ETAPA 1 – CONHECIMENTO PRÉVIO – Nossos melhores amigos

Objetivos
Conhecer o melhor amigo de cada aluno da turma;
Discutir por que os amigos são tão especiais;
Escrever texto com autonomia.

Estratégias
Mural – Nossos Melhores Amigos! - Distribuir vários corações para a turma e solicitar que pensem no seu melhor amigo e coloque o nome do mesmo dentro do coração, para compor o mural.
Após a montagem do mural, conversar com os alunos sobre o porquê de eles serem seus melhores amigos? O que eles têm de tão especiais que os fazem se destacar entre as outras pessoas? Se essas pessoas são tão especiais é por que você estabeleceu com ela um pacto de algo bom, assim, o que mais valorizam na amizade?

Recursos
Cartolina colorida, pincel, lápis, TNT, entre outros.

Avaliação
Fez colocações pertinentes ao tema?
Escreveu o texto com autonomia? Com ajuda? Não escreveu?

ETAPA 2 – APROFUNDANDO O TEMA – Isso eu valorizo na amizade!

Objetivos
Refletir sobre os valores que permeiam a amizade;
Ler em voz alta com autonomia;
Escrever texto com autonomia;


Estratégias

Leitura compartilhada – Texto: O pequeno Livro da Amizade – Christine Coirault;

Interpretação Oral do Texto – Segundo o texto, o que os amigos costumam fazer juntos? O que a autora do livro sugere como o maior valor da amizade?

Tabela – O valor da Amizade - levar uma tabela previamente esboçada e solicitar a cada aluno que venha até a mesma, colocar seu nome e uma palavra para simbolizar o que mais valoriza numa amizade: sinceridade? Compreensão? Companheirismos?...

Recursos
Texto impresso, tabela, lápis, pincel, entre outros.

Avaliação
Fez colocações pertinentes quando aos valores que estão envolvidos numa relação de amizade?
Leu com fluência? Leu sem fluência? Silabando? Não leu?
Escreveu com autonomia? Com ajuda? Não escreveu?


ETAPA 3 – APROFUNDANDO O TEMA  -  Amigo é para respeitar e com ele contar 

Objetivos
Refletir sobre o respeito ao outro e a ajuda mútua;
Fazer apreciação musical;
Ler em voz alta com autonomia;
Escrever texto com autonomia.

Estratégias

Apreciação Musical – Canção: É tão lindo – Balão mágico

Leitura compartilhada – Letra da canção – É tão lindo – Balão mágico

Interpretação Oral da canção – Segundo a canção o que é mais importante entre os amigos? Se sou verdadeiramente amigo de alguém como devo trata-lo? O respeito ao outro é importante na relação de amizade? Por quê? Além de respeitar os amigos, o que podemos fazer estando com eles? Que tipo de atividades vocês costumam vivenciar com seus amigos?

Dinâmica – Com os amigos podemos... Confeccionar um coração grande, distribuir uma ficha em branco para cada aluno e solicitar aos mesmos que escrevam uma atividade que eles costumam fazer com seus amigos. Fazer uma síntese do apanhado das respostas, destacando que os amigos são para respeitar, pois com eles sempre podemos contar.

Recursos
Texto impresso, aparelho de som, pen driver ou celular, ficha, gravura de coração, entre outros.     
  
Avaliação
Apreciou a canção?
Compreendeu que o respeito e a ajuda mútua são indispensáveis numa amizade?
Leu com fluência? Leu sem fluência? Silabando? Não leu?
Escreveu com autonomia? Com ajuda? Não escreveu?


ETAPA FINAL – A amizade tem valor!

Objetivo
Participar de interações nas quais o trabalho em grupo e a ajuda mútua estejam presentes.

Estratégias

Festival Da Amizade - Fazer a divisão prévia da turma em grupos e encandear com antecedência, as seguintes atividades a serem desenvolvidas e apresentadas no grande grupo, conforme data a ser estipulada pelo professor.

Grupo 1 - Apresentação de uma música sobre amizade (a escolha deve ficar a critério do grupo);

Grupo 2 - Produção textual sobre a amizade – poema ou um conto produzindo pelo grupo;

Grupo 3 – Brincadeira – os amigos se reconhecem (descobrir quem é o amigo através do toque das mãos, com olhos vendados);

Grupo 4 – Leitura ou contação de história sobre amizade (a escolha deve ser a critério do grupo, mediante pesquisa);

Após a realização das apresentações fazer o encerramento das atividades sobre o tema com uma grande roda de leitura para ler e cantar a canção – Eu quero apenas – Roberto Carlos.

Grande grupo - Lanche coletivo.

Recursos
Ver necessidade dos grupos, conforme suas atividades propostas.

Avaliação
Participou ativamente do processo de construção da proposta de atividade e sua respectiva apresentação no grande grupo?



ANEXOS

Texto: O pequeno Livro da Amizade – Christine Coirault;

Olá a todos!
Quantos mais amigos tiveres, melhor!
Os amigos fazem coisas em conjunto.
Brincam juntos.
Olham uns pelos outros.
Partilham as suas coisas preferidas.
Os amigos são atenciosos e solidários.
Ajudam-se uns aos outros.
Os amigos estão sempre disponíveis para ti...
... e tu também estás sempre disponível para eles!
Os amigos fazem tudo para poderem se...
... comunicar uns com os outros.
Os bons amigos...
... mantêm-se unidos.
... seja em que situação for!
Queres ter amigos para toda a vida?
Mas como hás de encontrá-los e, mais importante ainda, como manter uma verdadeira amizade com eles?
É fácil!
Para fazeres amigos e para que todos gostem de ti, lê este livro e nunca te esqueças de uma coisa: sê sempre sincero! 


É TÃO LINDO
A TURMA DO BALÃO MÁGICO
SE TEM BIGODES DE FOCA
NARIZ DE TAMANDUÁ
-PARECE MEIO ESTRANHO, HEIM!
-RUM!
TAMBÉM UM BICO DE PATO
E UM JEITÃO DE SABIÁ...

MAS SE É AMIGO
NÃO PRECISA MUDAR
É TÃO LINDO
DEIXA ASSIM COMO ESTÁ
E EU ADORO, ADORO
DIFÍCIL É A GENTE EXPLICAR
QUE É TÃO LINDO...

SE TEM BIGODES DE FOCA
NARIZ DE TAMANDUÁ
-E ORELHAS DE CAMELO, NÉ TIO?
-É!
MAS SE É AMIGO DE FATO
A GENTE DEIXA COMO ELE ESTÁ...

É TÃO LINDO!
NÃO PRECISA MUDAR
É TÃO LINDO!
É TÃO BOM SE GOSTAR
E EU ADORO!
É CLARO!
BOM MESMO É A GENTE ENCONTRAR
UM BOM AMIGO...

SÃO OS SONHOS VERDADEIROS
QUANDO EXISTE AMOR
SOMOS GRANDES COMPANHEIROS
OS TRÊS MOSQUETEIROS
COMO EU VI NO FILME...

É TÃO LINDO!
NÃO PRECISA MUDAR
É TÃO LINDO!
DEIXA ASSIM COMO ESTÁ
E EU ADORO E AGORA
EU QUERO PODER LHE FALAR
DESSA AMIZADE QUE NASCEU
VOCÊ E EU!
NÓS E VOCÊ!
VOCÊS E EU!
E É TÃO LINDO!...

-TIO!
-HEIM!
-É LEGAL TER UM AMIGO, NÉ?
-É MARAVILHOSO
MESMO QUE ELE TENHA
BIGODES DE FOCA
E ATÉ UM NARIZ DE TAMANDUÁ
-E ORELHAS DE CAMELO TIO, LEMBRA?
-ORELHAS DE CAMELO?
-É TIO!
-É MESMO, ORELHAS DE CAMELO!
MAS É UM AMIGO, NÃO É?
-É!
-ENTÃO NÃO SE DEVE MUDAR!




Música - Eu Quero Apenas - Roberto Carlos

Eu quero apenas olhar os campos
Eu quero apenas cantar meu canto
Eu só não quero cantar sozinho
Eu quero um coro de passarinhos

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero apenas um vento forte
Levar meu barco no rumo norte
E no caminho o que eu pescar
Quero dividir quando lá chegar

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero crer na paz do futuro
Eu quero ter um quintal sem muro
Quero meu filho pisando firme
Cantando alto, sorrindo livre

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero amor decidindo a vida
Sentir a força da mão amiga
O meu irmão com um sorriso aberto
Se ele chorar quero estar por perto

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Venha comigo olhar os campos
Cante comigo também meu canto
Eu só não quero cantar sozinho
Eu quero um coro de passarinhos
Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos

E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...