terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL




Educação infantil- Nível V

Temática: Aprendendo a conhecer e a conviver

Áreas envolvidas: Linguagem oral e escrita, Ciências da sociedade e Artes
Conteúdos: Quem sou eu? Quem é você? Como melhor conviver em sala de aula?
Objetivo: Promover a socialização da turma, mediante conversas e discussões para que possamos nos conhecer melhor e, assim, traçarmos combinados de convívio e aprendizagem.

Procedimentos: Roda de Conversas para apresentação das professoras, alunos e entrega de crachás e mimos (lápis decorado com florzinha e carrinho);

Brincadeira passa caixinha (adaptação de batata que passa...): uma caixinha com perguntas sobre vários aspectos da vida da criança. As professoras fazem a leitura das perguntas para os alunos;

Criação de um Painel dos combinados (isso pode / isso não pode). Conversar com os alunos sobre as coisas que pode e não se pode fazer na escola.  Mostrar imagens de atitudes boas e ruins, as quais os alunos farão a leitura e responderão em que lugar do painel deverão ser colocadas.

Escrever uma lista de coisas boas que se faz na escola (atividade no caderno), questionando os alunos sobre o que será escrito e como se escreve;

Colorir uma imagem de crianças brincando felizes na escola (atividade na folha), expondo na sala as produções;

Para casa: Preencher com a ajuda da família uma ficha de identificação (atividade na folha): nome completo, nome dos pais, telefone de contato, etc.

Recursos: Papéis; impressora; imagens coloridas para discutir os combinados; cadernos; lápis; cola comum, cola quente; EVA para confecção da moldura do painel dos combinados e do mino (deve ser feito com antecedência). Para confecção do crachá (uma imagem de computador editada é bem mais prática). 
Avaliação: Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades propostas.

                   



Um comentário:

Anônimo disse...

ADOREI ESSA DICA DE INTERAGIR COM AS CRIANÇAS EM SALA DE AULA, E COM OS PAIS MANDANDO UMA SEQUÊNCIA PARA CASA

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...