domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Música na Sala de Aula


Conforme a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, a criança passa por três Estádios de desenvolvimento musical:
  • Aculturação - fase em que a criança está exposta à cultura musical que a rodeia, observando os sons do meio;
  • Imitação - momento em que a criança começa a imitar os sons produzidos pelo ambiente e pelos adultos;
  • Assimilação - fase na qual a criança aprende a coordenar os seus movimentos com o canto e a respiração.  
Em todos esses estádios, o instrumento privilegiado é a voz. Assim, na sala de aula, o professor utilizando a voz como principal instrumento musical, será referência para a criança, que aprenderá a distinguir a voz cantada da voz falada, bem como a sensação de cantar afinado. Um aspecto que também deverá ser considerado pelo professor é o movimento, que segundo Gordon, é essencial para desenvolver o sentido rítmico e a consciência corporal. 

O que poderá ser feita pelo professor na iniciação musical?
  • Cantar bastante com os alunos, variando o repertório ou recorrendo a CDs;
  • Brincar de roda, uma atividade na qual a criança canta, apura sua afinação e desenvolve a percepção rítmica e melódica;
  • Assistir filmes que tenham à música como contexto;
  • Contar histórias cantando, utilizando a dramatização ou fantoches;
  • Bater bola obedecendo comandos;
  • Pular corda variando sua velocidade;
  • Adivinhar sons de variados objetos;
  • Construir objetos sonoros;
  • Escutar o ambiente, entre outras.
O que deve ser evitado pelo professor na iniciação musical? 
  • Trabalhar apenas a letra da música(que é somente sua poesia);
  • Utilizar a música apenas para apresentação em ocasiões especiais: carnaval, páscoa, são joão, etc.;
  • Usar a música somente para formar hábitos e atitudes: canções de  higiene, alimentação ou memorização do alfabeto;
  • Forçar atividades com bandinhas rítmicas, principalmente se os instrumentos forem confeccionados com sucata, que não produzirá boa sonoridade.    

Um comentário:

CUIDAR E EDUCAR disse...

olá! Gostei dessas dicas para trabalhar com música. Amo inseir a música em meus planos de aula.

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...