segunda-feira, 3 de julho de 2023

PROJETO DE ESTUDO - BICHOS E SEUS MODOS DE VIDA

 

APRESENTAÇÃO

               O presente projeto de estudo, visa atender as curiosidades das crianças em relação aos bichos e suas formas de viver. O estudo é voltado para o Ciclo de Alfabetização e o Ciclo de Complementação, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA

              O mundo animal é um dos primeiros objetos de curiosidade das crianças. Na escola, as crianças demonstram grande interesse por temas relacionados aos bichos e entender mais profundamente as formas de vida e sociedade dos bichos e como se dá a interação com os humanos é algo necessário. Animais de estimação, insetos e até animais extintos, exercem grande fascínio na criançada. Desse modo, pensamos no estudo dos seguintes bichos, conforme anos de ensino:

ESTIMAÇÃO

CÃES - 1° ANO

GATOS - 2° ANO

INSETOS

BORBOLETAS - 3° ANO

FORMIGAS - 4° ANO

RÉPTEIS EXTINTOS

DINOSSAUROS - 5° ANO  

PROBLEMATIZAÇÕES

Ø  Onde vivem ou viviam esses bichos?

Ø  Quais são suas principais características?

Ø  Quantas espécies existem ou existiram?

Ø  Como funciona ou funcionava a sociedade desses bichos?

Ø  De que se alimentam ou se alimentavam?

Ø  Como se dão ou davam as interações com os humanos ou com outras espécies? (benefícios, prejuízos)

Ø  Curiosidade sobre eles?

 

COMPONENTES CURRICULARES 

ü  Ciências;

ü  Língua Portuguesa;

ü  Arte

 

ESTRATÉGIAS PARA ESTUDO

Ø  Conhecimentos prévios - Relatos orais - o que sabem sobre o bicho a ser estudado?

Ø  Murais com imagens dos bichos;

Ø  Exposição de vídeos curtos e filmes relacionados ao estudo;

Ø  Pesquisa em livros ou internet com exposição oral - onde vivem? espécies? sociedade? Interações com humanos e outras espécies?

Ø  Leituras Deleites - livros que trazem contextos relacionados ao bicho em estudo;

Ø  Leitura compartilhada e construção de murais de curiosidade sobre o bicho estudado;

Ø  Bichos em Arte - criação de desenhos, poesias, pinturas, apreciação e coreografias de músicas relacionadas ao bicho estudado.

 

RECURSOS

ü  Livros;

ü  Computadores;

ü  Projetor;

ü  Lápis de cor;

ü  Papeis diversificados;

ü  Canetas;

ü  Tintas;

ü  Textos de curiosidades;

 

AVALIAÇÃO

ü  Relatos orais em vídeo sobre a aprendizagem do estudo – Ciclo de Alfabetização

ü  Relatos escritos sobre a aprendizagem do estudo – Ciclo de Complementação

CULMINÂNCIA

Ø  Apresentação de um resumo criativo do estudo - uma turma apresenta para outra, no pátio da escola;

Ø  Amostragem do trabalho desenvolvido aos pais e responsáveis, em reunião de pais e educadores.

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...