segunda-feira, 25 de maio de 2020

A ESCOLA PRECISA FAZER SENTIDO PARA TODOS



Quando pensamos em inclusão escolar o que, primeiramente, nos vem à cabeça é o ideário de que temos que promover o desenvolvimento das crianças portadoras de algum transtorno, deficiência ou alguma necessidade educacional especial. Entretanto, quando uma criança não ver a escola como produtora de sentidos para ela, se retrai, se distancia do desejo pelos objetos de conhecimento, se faz necessário investigar as razões desse não sentido.

Sabe-se que na dinâmica diária da sala de aula, as rodas de conversas ainda se limitam a horinha da novidade, o que se fez no fim de semana, mas esse momento pode e deve ser fonte de muito aprendizado e investigação sobre os anseios das crianças em vários aspectos, tanto escolar quanto familiar ou social.

Quando da seleção dos temas para o momento das rodas de conversas é possível propor discussão tanto sobre os problemas da dinâmica de sala de aula, curiosidades sobre os objetos de interesse das crianças, os noticiários locais ou nacionais, entre outros.

É importante fazer esse movimento de busca pela fala do aluno, de modo a perceber os sentidos que os mesmo dão aos problemas ou objetos de conhecimento, bem como ajuda-los na produção de novos sentidos.Uma Escola verdadeiramente inclusiva buscará incluir o espaço de pensamento, fala e ação a todos, percebendo sentidos e promovendo sentidos. 

Vamos produzir novos sentidos? 

 


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