quarta-feira, 25 de agosto de 2021

SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS COM DISTANCIAMENTO



A volta às aulas presenciais ainda irá nos exigir o cuidado e a adoção de medidas de prevenção ao Coronavírus. Contudo, há diversas possibilidades de acolhimento dos estudantes através de jogos e brincadeiras, os quais são  possíveis mantermos distanciamento e, ao mesmo tempo, promovermos interação e aprendizagem. 

Abaixo elencamos algumas sugestões de possibilidades de interação através de jogos e brincadeiras com ênfase na oralidade, corporeidade, expressão das emoções e relações interpessoais, alfabetização, entre outros. Seguem:

Jogos e Brincadeiras - Ênfase na Oralidade

O Mestre Mandou – atender aos comandos do mestre;

Jogos de Adivinhas;

Caixinha Musical – cantar a canção conforme o desenho retirado da caixinha.

Jogos e Brincadeiras - Ênfase na Corporeidade

Brincadeiras. Cantadas – imitar gestos de músicas;

Jogos de atenção e concentração - Morto-vivo

 Mímicas;

Circuito – movimentos de pés e mãos – observar a questão do contato e fazer higienização das mãos após troca de grupos;

Desenho no escuro - Chama uma criança no quadro, cobre-se seus olhos e diz para ela desenhar algo específico. Com os olhos cobertos a criança deve tentar desenhar o que foi pedido.

Jogos e Brincadeiras - Ênfase nas Emoções e Relações Interpessoais

Caixa Surpresa – Responder questionamentos que estão na caixa;

Rodas de Conversas Temáticas – Pandemia, Medos, Alegrias, Tristezas, Fim de semana, Família, Amigos, Sonhos para a vida adulta, Cotidiano, Violência em casa ou na Escola, Autocuidado, dentre outras temáticas.

Jogos e Brincadeiras - Ênfase na Alfabetização e Conteúdos Curriculares

Jogo de Alfabetização - O que Disse? Desafie os alunos a descobrirem qual palavra foi dita, quando a professora fala diferentes palavras sem produzir som. Isso auxilia a criança a relacionar a articulação da boca às letras;

Jogo de Alfabetização - Dizer palavras conforme categoria – Nomes de animais, brinquedos, comida; cujos nomes começam com letra específica;

Jogo de Alfabetização - Quantos Passos?  Organize as crianças umas ao lado das outras. Se posicione no outro extremo da sala. Cada criança deve perguntar: Quantos passos? A professora responde dizendo uma palavra qualquer. O número de sílabas ou de letras (deve ser previamente combinado qual deles) será a quantidade de passos que a criança deve dar;

Jogos de Cores e Formas;

Desafios Digitais – encontrar respostas de questionamentos com pesquisas ao celular;

 Desafios de Componentes Curriculares;

Jogos Educativos (no celular) – alunos acessam quando tiverem concluído as atividades de sala.

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...