sexta-feira, 9 de julho de 2021

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

 




QUAIS AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS BNCC?

A BNCC pauta-se nas competências socioemocionais sugeridas e trabalhadas pela CASEL (sigla para “Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning”). A CASEL é uma instituição sem fins lucrativos, norte-americana, localizada em Chicago, que busca desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos da Educação Básica. A CASEL sugere, então, 5 competências socioemocionais a serem trabalhadas com crianças e jovens que integram a Educação Básica. São elas:

 

1. Autoconsciência        

O trabalho da autoconsciência com crianças e jovens passa por fazer com que eles se conhecem profundamente, identificando seus pontos fortes e suas limitações, e que busquem sempre manter uma atitude otimista e voltada para o crescimento pessoal.

 

2. Autogestão

A competência socioemocional autogestão diz respeito ao gerenciamento que todos devemos ter sobre o nosso estresse.

Trabalhar isso com as crianças e adolescentes passa por ensiná-las a controlar seus impulsos e a definir metas para si mesmas.

 

3. Consciência social

A consciência social também é uma das competências socioemocionais e, aqui, crianças e jovens devem trabalhar o exercício da empatia, a ação de se colocar no lugar do outro e respeitar a diversidade.

 

4. Habilidades de relacionamento

Esta competência socioemocional compreende as ações de ouvir o outro com empatia, se expressar clara e objetivamente, saber cooperar com os colegas, resistir e responder de maneira adequada a conflitos e ao bullying escolar (seja com o aluno ou com um colega).

 

5. Tomada de decisão responsável

A tomada de decisão responsável é uma competência socioemocional que envolve as escolhas pessoais e as interações sociais que seguem normas, padrões éticos e morais desenvolvidos socialmente e ainda as medidas de segurança gerais.


Pois bem, a BNCC acredita que estas competências sugeridas pela CASEL devem ser contempladas em cada uma das 10 competências gerais, para enfim criar-se um currículo unificado para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

 

COMO TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS BNCC EM SALA DE AULA?

A Base Nacional Comum Curricular acredita que a visão de Marcos Meier e Sandra Garcia (2007), que são pautados em Feuerstein, são bons exemplos de como o professor pode ajudar os estudantes a desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula.

Estes autores sugerem que os educadores tenham atitudes em sala de aula que favoreçam o desenvolvimento das competências socioeconômicas. Atitudes como:

 

             Intencionalidade e reciprocidade: o professor deve apresentar objetivos claros e  concretos aos alunos e espera com isso que eles respondam de modo recíproco.

 

             Significado: o professor deve explicar de forma clara o tema que está sendo trabalhado em aula e ainda suas implicações, verificando, claro, se os alunos compreenderam e se mantendo aberto a possíveis dúvidas.

 

•             Transcendência: o educador deve passar aos estudantes a ideia de transcendência dos conteúdos, fazendo com que os alunos consigam pensar além, “fora da caixinha”.

 

             Competência: o educador deve proporcionar ao aluno o sentimento de capacidade, que ele é capaz de aprender, se desenvolver e alcançar sucesso em qualquer que seja o projeto.

 

             Regulação e controle do comportamento: o educador deve possibilitar aos estudantes que desenvolvem seu autocontrole frente a situações adversas e possivelmente estressantes. O professor deve ressaltar que as discussões devem sempre ser resolvidas por meio do diálogo.

 

             Compartilhar: o educador deve estimular e reforçar sempre o clima de colaboração dentro da sala de aula, propondo trabalhos em grupo que envolvam ajuda mútua e resolução de problemas por meio da comunicação.

 

             Individuação e diferenciação psicológica: as diferenças e individualidades devem ser valorizadas pelo professor dentro de sala de aula, assim, os alunos entenderão que devem respeitar o outro como ele é, em sua individualidade.

•             Planejamento e busca por objetivos: o professor deve oferecer apoio aos alunos na identificação de suas tarefas e auxiliar seus seu planejamentos, para que estas tarefas sejam cumpridas com êxito.

 

•             Procura pelo novo e pela complexidade: é dever do professor estimular os alunos a buscarem sempre conhecer mais, por meio de situações desafiadoras e que incentivem a descoberta.

 

•             Consciência da modificabilidade: o professor deve também apresentar aos estudantes caminhos novos, mostrando que há sempre estratégias e recursos distintos para resolver uma mesma tarefa ou problema.

 

•             Sentimento de pertença: é dever do professor também fazer com o estudante sinta que pertence àquele espaço. Isso é fundamental para que o aluno faça amizades e participe de grupos de amigos.

 

•             Construção do vínculo: o professor deve criar meios para se vincular aos alunos e fazer com os estudantes se liguem a ele, confiando e acreditando no que ele diz e deixando a aula mais atrativa.

 

A partir destas atitudes e práticas, busca-se trabalhar as competências socioemocionais BNCC de maneira assertiva.

 Todas as informações passadas neste artigo foram baseadas em um artigo disponível no site da BNCC, sinta-se à vontade para visitar a página e conferi-las na íntegra!

 FONTE:https://educacao.imaginie.com.br/competencias-socioemocionais-bncc/

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